UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
SUSTENTABILIDADE PRÊT-À-PORTER
TONELADAS DE SOBRAS DE TECIDOS SÃO DESCARTADAS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL TODOS OS MESES. A ECOSIMPLE REAPROVEITA ESSAS APARAS PARA CRIAR UM MATERIAL RECICLADO DE ALTA QUALIDADE USADOS TANTO NA MODA COMO NA DECORAÇÃO. O PROCESSO DE FABRICAÇÃO COMEÇA COM A COLETA DAS APARAS DISPENSADAS POR EMPRESAS DE BLUMENAU (SC). ESSE MATERIAL É LEVADO PARA UM CENTRO DE TRIAGEM EM NAVEGANTES(SC), ONDE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA SEPARAM OS TECIDOS POR COR E TIPO. A MATÉRIA-PRIMA SEGUE ENTÃO PARA AMERICANA(SP), ONDE ACONTECE A FIAÇÃO: OS FIOS SÃO SEPARADOS EM CONES E DEPOIS ENCAMINHADOS PARA A ETAPA FINAL, DE TECELAGEM.
PARA CHEGAR A ESSE RESULTADO, CONTUDO, ALGUNS OBSTÁCULOS TIVERAM QUE SER SUPERADOS. FOI NECESSÁRIO INVESTIR EM NOVAS TECNOLOGIAS QUE ADEQUASSEM A MATÉRIA-PRIMA ARTESANAL AO PROCESSO INDUSTRIAL. UM DAS SOLUÇÕES FOI ADICIONAR 15% DE FIBRAS DE PET RECICLADO DURANTE A FIAÇÃO, DE FORMA A OBTER UM FIO MAIS RESISTENTE E USÁVEL. POR NÃO UTILIZAR ÁGUA, PRODUTOS QUÍMICOS OU CORANTES (A TONALIDADE VEM DAS CORES ORIGINAIS DAS SOBRAS DE TECIDOS), O TECIDO PRODUZIDO PELA ECOSIMPLE É TOTALMENTE SUSTENTÁVEL. RECENTEMENTE, A EMPRESA ACERTOU PARCERIA COM O ESTILISTA ALEXANDRE HERCHCOVITCH PARA A CRIAÇÃO DE UMA LINHA DE TECIDOS. NOVAS PARCERIAS ESTÃO ENGATILHADAS E AS PERSPECTIVAS SÃO BEM POSITIVAS. DECIDIDAMENTE, É A SUSTENTABILIDADE PRÊT-À-PORTER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário