quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

NEURÔNIOS: "AINDA ESTOU AQUI" / WALTER SALES

APÓS ENCARAR UMA FILA PARA ADENTRAR NO CINEMA DO CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, ASSISTI 'AINDA ESTOU AQUI', DE WALTER SALES. BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO DE MARCELO RUBENS PAIVA, O FILME É UMA ODE À FORÇA E DETERMINAÇÃO DE UMA MULHER CONTRA O PESO AVASSALADOR DE UM ESTADO DITATORIAL QUE TUDO PODE.
NO PAPEL DA MÃE DE CINCO FILHOS QUE SE TORNA ADVOGADA, FERNANDA TORRES ESTÁ MEMORÁVEL - AO LADO DE SELTON MELO , COMO O ENGENHEIRO E EX-DEPUTADO PRESO,TORTURADO E MORTO NOS PORÕES DO GOVERNO MILITAR; E FERNANDA MONTENEGRO, DANDO VIDA À UMA EUNICE CONSUMIDA PELO ALZHEIMER.
UMA HISTÓRIA QUE PRECISAVA SER CONTADA E O FOI DE MANEIRA EXEMPLAR, NUM CENÁRIO MUNDIAL EM QUE A AUTOCRACIA AMEAÇA A DEMOCRACIA.
ESSA MULHER EXEMPLAR NOS ENSINA QUE É PRECISO LUTAR. PORQUE A BATALHA PODE PARECE INGLÓRIA MAS O LEVIATÃ DO ESTADO CONTROLADOR COSTUMA SER BURRO.
COMO LUTOU DRAGÃO DO MAR, JANGADEIRO QUE VIROU PRÁTICO DO PORTO DE FORTALEZA E LIDEROU A GRAVE QUE PROIBIU O DESENBARQUE DE ESCRAVOS POR TRÊS DIAS - QUATRO ANOS DEPOIS,O CEARÁ SE TORNAVA O PRIMEIRO ESTADO BRASILEIRO À ABOLIR A ESCRAVIDÃO, BEM ANTES DA LEI ÁUREA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário