quarta-feira, 24 de julho de 2024

ARTE: A REDESCOBERTA DE CHICO DA SILVA / "UM INDÍGENA BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA"

LANÇAMENTO DA EDITORA AFLUENTE, O LIVRO "CHICO DA SILVA" CONSOLIDA A REDESCOBERTA DO PINTOR CHICO DA SILVA (1910-1985) APÓS EXPOSIÇÕES DE SUCESSO NA GALERIA DAVID KORDANSKY E NA INDEPENDENT ART FAIR, AMBAS EM NOVA YORK - E DA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA LONDRINA FRIEZE MASTERS EM OUTUBRO PRÓXIMO.
EM PARALELO, A GALERIA GALATEA, QUE REPRESENTA O ARTISTA NASCIDO NO ACRE, PREPARA O PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE TODAS AS SUAS OBRAS.
APÓS SE MUDAR PARA O CEARÁ, O ARTISTA DE ORIGEM INDÍGENA PASSOU A TRABALHAR COMO PINTOR DE PAREDES. AOS POUCOS COMEÇOU A INCLUIR DESENHOS DE PÁSSAROS, DRAGÕES E FIGURAS MARINHAS EM SEUS MURAIS (VER ARTE/DEZ'22). O QUE CHAMOU A ATENÇÃO DO ARTISTA SUÍÇO JEAN PIERRE CHABLOZ, QUE MORAVA EM FORTALEZA E ORGANIZOU UMA MOSTRA DE ARTISTAS CEARENSES NO RIO DE JANEIRO - NA QUAL CHICO DA SILVA FOI O GRANDE DESTAQUE.
NA EUROPA, A REVISTA CAHIER D'ART ATESTAVA: "UM INDÍGENA BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA!" PREMIADO NA BIENAL DE VENEZA DE 1966, A OBRA SINGULAR DE CHICO DA SILVA MERECE SER VALORIZADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário