quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

DESIGNER: MATHIEU MATÉGOT / DESIGNER INVENTOR DO RIGITULLE OU TULE METÁLICO

MATHIEU MATÉGOT (1910-2001) FOI UM HÚNGARO MULTITALENTOSO QUE SE INSTALOU EM PARIS, ONDE ATUOU COMO VITRINISTA DA GALERIES LAFAYETTE E CENÓGRAFO DO FOLIES BERGÈRES ATÉ FOCAR NO DESIGN DESIGN APOS O FIM DA SEGUNDA GUERRA.
É NESSE PERÍODO QUE NASCE SUA PAIXÃO PELA MALEABILIDADE DO METAL AI SER OBRIGADO A PRODUZIR ARTEFATOS DE FERRO NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO APÓS SER PRESO DUTANTE UMA BATALHA.
EM 1952, SEU GÊNIO CRIATIVO O LEVA A INVENTAR A CHAPA DE FERRO PERFURADA REGISTRADA SOB O NOME RIGITULLE - EM ALUSÃO À UM TEVIDO IMAGINÁRIO DE TULE RÍGIDO. TAMBÉM DESENVOLVEU UMA MÁQUINA CAPAZ DE DOBRAR E PLISSAR AS CHAPAS.
O ATELIER MATÉGOT PRODUZOU MOBILIÁRIO E OBJETOS DE RIGITULLE E TUBO DE FERRO ALIADOS A MATERIAIS COMO LATÃO, LAMINADO PLÁSTICO E VIDRO QUE MARCARIAM A UCONOGRAFIA DAQUELA ÉPOCA. DEU VAZÃO À OUSADIA DE SOLUÇÕES EM SINTONIA COM OS IDEAIS DE MODERNIDADE DO PÓS-GUERRA, ONDE NÃO CABIA A PESADA ESTÉTICA DO PASSADO.
ANTES DE MORRER, EM 2001, SUGERIU QUE OS FILHOS REEDITASSEM PEÇAS COMO A ICÔNICA CADEIRA COPACABANA (1955), INSPIRADA POR UMA VIAGEM AO RIO EM 1936. OU A CADEIRA NAGASAKI (1954), CRIADA APÓS UMA VIAGEM AO JAPÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário