terça-feira, 12 de dezembro de 2023

TERCEIRA IDADE: AGING IN PLACE / O DESEJO DE ENVELHECER COM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA

"NINGUÉM É TÃO VELHO PARA NÃO ACREDITAR QUE PODERÁ VIVER POR MAIS UM ANO."
A MÁXIMA DO POLÍTICO, JURISTA E PENSADOR ROMANO MARVO TULIO CÍCERO (106-43 a.C.) TEM SE MOSTRADO ATEMPORAL - E CADA VEZ MAIS VERDADEIRA NUM MUNDO QUE ENVELHECE.
EM 2050, 64 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTARÃO COM 60 ANOS OU MAIS, O EQUIVALENTE À 30% DA POPULAÇÃO. A EXPECTATIVA DE VIDA ALCANÇARÁ 81 ANOS. AVIMA DA MÉDIA MUNDIAL, ESTIMADA EM 76.
O BRASIL OCUPARÁ O NONO LUGAR NO RANKING DA PROPORÇÃO DE IDOSOS NA POPULAÇÃO, À FRENTE DE PAÍSES COMO ESTADOS UNIDOS, MÉXICO E RÚSSIA. COM FAMÍLIAS MENORES, CASAIS OPTANDO POR NÃO TER FILHOS E O CHAMARIZ DA EMIGRAÇÃO, MUITOS ADULTOS DE AGORA TERÃO DE ENCARAR A LONGEVIDADE SOZINHOS.
O DESAFIO QUE SE APRESENTA É COMO ATENDER À PRINCIPAL E MAIS SAUDÁVEL AMBIÇÃO DOS IDOSOS DE HOJE E DE AMANHÃ: MANTER UMA VIDA AUTÔNOMA E INDEPENDENTE!
O MANTRA QUE DEFINE O ENVELHECER NO SÉCULO XXI É 'AGING IN PLACE' OU 'ENVELHECER NO LUGAR'. O CONCEITO QUE GUIA NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS E NEGOCIOS VOLTADOS PARA OS LONGEVOS TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO FAZER COM QUE AS PESSOAS CONSIGAM PERMANECER EM CASA O MAIOR TEMPO POSSÍVEL SEM PRECISAR DE UM FAMILIAR POR PERTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário