quarta-feira, 8 de novembro de 2023

TERCEIRA IDADE: CONDOMÍNIO PARA IDOSOS / TENDÊNCIA QUE VEIO PRA FICAR E QUEBRAR TABUS

A NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FEZ MUITAS FAMÍLIAS, QUE RECORRIAM A CUIDADORES PARA ACOMPANHAR SEUS PARENTES IDOSOS, A COGITAREM SUA TRANSFERÊNCIA PARA UM RESIDENCIAL. UMA DECISÃO QUE NÃO É SIMPLES. SE PARA UM IDOSO EUROPEU OU ANERICANO SERIA ANGUSTIANTE DEPENDER DOS FILHOS, OU TER DE DELEGAR A ELES O PLANEJAMENTO DESSA FASE DE SUA VIDA, NO BRASIL PERSISTE UM TABU.
ENQUANTO EM PAÍSES COMO ALEMANHA, NORUEGA, HOLANDA E DINAMARCA, APENAS UMA EM CASA 25 PESSOAS IDOSAS VIVE COM SEUS FAMILIARES, POR AQUI A IDEIA DE QUE OS FILHOS NÃO SE RESPONSABILIZARÃO POR ABRIGAR OS PAIS É AINDA CERCADA DE PRECONCEITO E ENCARADA COMO ABANDONO OU FRIEZA.
POR ISSO É PRECISO QUE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA ESTEJAM DE ACORDO - A COMEÇAR, CLARO, PELO IDOSO EM QUESTÃO. HÁ CASOS EM QUE A FAMÍLIA SENTE QUE AS LIMITAÇÕES FÍSICAS OU COGNITIVAS ESTÃO AVANÇANDO ALÉM DOS CUIDADOS QUE PODE OFERECER E O RESIDENCIAL COM APARO ESPECIALIZADO PODE SER A OPÇÃO MAIS SENSATA.
O FOCO DESSES NOVOS CONDOMÍNIOS, CONTUDO, SÃO OS IDOSOS SAUDÁVEIS: AQUELA PESSOA QUE NÃO QUER ABDICAR DE SUA INDEPENDÊNCIA PARA IR VIVER COM OS FILHOS. UM CONSENSO ENTRE GERIATRAS É QUE, MESMO QUANDO MORA COM A FAMÍLIA, O IDOSO PODE SE SENTIR ISOLADO, DESPRESTIGIADO OU POSTO DE LADO - É COMUM QUE OS PARENTES ESTEJAM OCUPADOS COM AS PRÓPRIAS ATIVIDADES E POUCO FIQUEM EM CASA.
O IDOSO PODE SENTIR QUE FOI ACOMODADO NUM CANTO IMPROVISADO DA CASA, QUE SUA PARTICIPAÇÃO NOS AFAZERES COTIDIANOS É MAL RECEBIDA, QUE SUA VIDA SOCIAL ESTÁ LIMITADA POR NÃO PODER RECEBER OS AMIGOS COMO DESEJARIA, OU QUE ESTÁ SENDO COLOCADO NUMA SITUAÇÃO DE DEPENDÊNCIA INCÔMODA - COMO DEPENDER DA VONTADE ALHEIA SEMPRE QUE QUISER SAIR. SÃO SITUAÇÕES DO DIA A DIA QUE A VIDA EM CONDOMÍNIO PODE SOLUCIONAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário