segunda-feira, 16 de outubro de 2023

NEURÔNIOS: DOCUMENTÁRIO 'RETRATOS FANTASMAS' DE KLEBER MENDONÇA FILHO

RECENTEMENTE VOLTEI A FREQUENTAR OS CINEMAS DO CENTRO CULTURAL DRAGÃO: FUI VER O PREMIADO DOCUMENTÁRIO ' REGISTROS FANTASMAS'(2023), DE KLEBER MENDONÇA FILHO. ALGO QUE, NO CONTEXTO DA TEMÁTICA DO FILME, É UM ATO POLÍTICO CONTRA O FIM DOS CINEMAS DE RUA EM RECIFE, EM FORTALEZA, EM TODO O BRASIL. AQUI, RESTARAM OS DOIS DO CCDM E O BELÍSSIMO CINETEATRO SÃO LUÍS.
O FILME COMEÇA COM REGISTROS AUTOBIOGRÁFICOS AO LONGO DO TEMPO DO APARTAMENTO DA FAMÍLIA DO DIRETOR NO BAIRRO DE SETÚBAL, REVELANDO O NASCIMENTO DO FUTURO CINEASTA.
NA SEGUNDA PARTE O FOCO RECAI SOBRE AS MUDANCAS OCORRIDAS NO CENTRO DA CIDADE SOB A ÓTICA DAS SALAS DE CINEMA - QUE ATRAÍAM MULTIDÕES E DITAVAM OS COMPORTAMENTOS. QUEM DIRIA QUE FOI NA CAPITAL PERNAMBUCANA QUE O REVOLUCIONÁRIO MUSICAL 'HAIR', DE MILOS FORMAN, FICOU MAIS TEMPO EM CARTAZ NO BRASIL?
COM REGISTROS DAS SALAS FECHADAS E ENTREVISTAS COM QUEM NELAS TRABALHAVA, O DOCUMENTÁRIO CAPTURA O CRESCENTE ABANDONO DA ZONA CENTRAL PELO CAPITAL E A CONSEQUENTE DECADÊNCIA DOS ESPAÇOS URBANOS PLENOS DE EDIFICAÇÕES SUB-APROVEITADAS OU ABANDONADAS.
EM TEMPO: O FILME FOI INDICADO PARA CONCORRER A VAGA DE MELHOR FILME INTERNACIONAL NO OSCAR 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário