segunda-feira, 24 de julho de 2023

TERCEIRA IDADE: SUÉCIA - O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA ENVELHECER

PAÍS-MODELO NO ATENDIMENTO AOS IDOSOS SEGUNDO O RANKING GLOBAL AGEWATCH INDEX, A SUÉCIA É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA ENVELHECER.
ALÉM DE UMA APOSENTADORIA DIGNA (CRIADO EM 1913, FOI O PRIMEIRO DO MUNDO) E SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE, CONTAM COM BENEFÍCIOS COMO SERVIÇO DE CUIDADORES, DELIVERY DE REFEIÇÕES, INSTALAÇÃO DE ALARMES DE EMERGÊNCIA, TÁXI PARA OS QUE NÃO PODEM USAR O TRANSPORTE COLETIVO OU PEDALAR E ATÉ AUXÍLIO EM ATIVIDADES BÁSICAS DO COTIDIANO - COMO FAZER COMPRAS, LAVAR ROUPA, LIMPAR A CASA...
TUDO ISSO DE FORMA GRATUITA OU SUBSIDIADO COM PARCERIAS ENTRE O GOVERNO E EMPRESAS PRIVADAS. O PRODÍGIO SE DEVE À RARA COMBINAÇÃO ENTRE RIGOR NO USO DAS FINANÇAS PUBLICAS E OUSADIA NO ÂMBITO DAS INICIATIVAS SOCIAIS. OS SUECOS, CLARO, PREZAM PELA TRANSPARÊNCIA E NÃO TOLERAM A CORRUPÇÃO.
COMO A TERCEIRA IDADE COMEÇA AOS 65 ANOS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS, OS SUECOS SE APOSENTAM EM MÉDIA AOS 64. PARA QUEM PODE E QUER SEGUIR TRABALHANDO HÁ AGÊNCIAS DE RECOLOCAÇÃO DE APOSENTADOS NO MERCADO DE TRABALHO. POR LÁ TAMBÉM SURGIU O PRIMEIRO ASILO GAY DO MUNDO.
O GRANDE DESAFIO EM RELAÇÃO À VELHICE SERÁ O CRESCIMENTO DA PARCELA DE HABITANTES COM MAIS DE 80 ANOS - A ESTIMATIVA É DE UM AUMENTO DE 45%! "NÃO ADIANTA TRATÁ-LOS COMO CRIANÇAS. É PRECISO PERGUNTAR A ESSES SENHORES E SENHORAS COMO ELES QUEREM SER CUIDADOS. SE PODEM CONTINUAR NA MESMA CASA, PRECISAMOS AJUDÁ-LOS", EXPLICA MAARIT SUOPANKI, DIRETORA DE UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR NUM BAIRRO NA ZONA SUL DE ESTOCOLMO.
COMO SE VÊ, A PERFEITA TRADUÇÃO DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL. LONGE DE UM SONHO UTÓPICO, UMA REALIDADE POSSÍVEL E DESEJÁVEL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário