segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

ARTE: CHICO DA SILVA / 'CONEXÃO SAGRADA, VISÃO GLOBAL'

NATURAL DE CRUZEIRO DO SUL, AC, CHICO DA SILVA (1910/1985) PINTOU A FLORESTA AMAZÔNICA, HISTÓRIAS POPULARES E O FOLCLORE NACIONAL: DRAGÕES, PEIXES VOADORES, SEREIAS, FIGURAS AMEAÇADORAS DE GRANDE DENSIDADE E FORMAS.
DEPOIS DE MIGRAR COM A FAMÍLIA DO ACRE PARA O CEARÁ, FRANCISCO DOMINGOS 'CHICO' DA SILVA EXERCEU, NOS ANOS 1930,TRABALHOS COMO SAPATEIRO, FUNILEIRO, SOLDADOR, PEDREIRO, CARPINTEIRO E PINTOR DE PAREDES.
O QUE MAIS GOSTAVA, CONTUDO, "ERA DESENHAR COM MATO VERDE APANHADO NA HORA E TIJOLO BRANCO E VERMELHO - PORQUE NÃO TINHA TINTA NAQUELA ÉPOCA - NAS PAREDES DAS CASAS DOS PESCADORES", CONFORME DEIXOU REGISTRADO.
SEUS TRAÇOS, QUE NO INÍCIO TAMBÉM LEVAVAM CARVÃO, IMPRESSIONAVAM PELA RIQUEZA DE DETALHES E ABSTRAÇÃO. NOS ANOS 1940, O ARTISTA FOI INTRODUZIDO AO GUACHE E, SEM INFLUÊNCIA DE ESTILOS OU ESCOLAS DE PINTURA, COMEÇOU A GANHAR PROJEÇÃO MUNDIAL COM SUAS CRIATURAS QUIMÉRICAS. COMO ELE DIZIA: "CADA DIA BOTO UM PEIXE DIFERENTE PRA FORA. A CABEÇA ESTÁ CHEIA DE PEIXES".
A MOSTRA 'CONEXÃO SAGRADA, VISÃO GLOBAL' EXIBE O FANTÁSTICO IMAGINÁRIO DE CHICO DA SILVA NO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO ATÉ O DIA 08/01/24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário