sexta-feira, 25 de novembro de 2022

METAL: AÇO CORTEN / MATERIAL DE AR RÚSTICO, ESPÍRITO INDUSTRIAL E ESSÊNCIA COSMOPOLITA

CADA VEZ MAIS PRESENTE EM PROJETOS CONTEMPORÂNEOS, O MATERIAL DE AR RÚSTICO E ESPÍRITO INDUSTRIAL TEM, PARADOXALMENTE, UMA ESSÊNCIA COSMOPOLITA. TAIS CARACTERÍSTICAS CONSAGRARAM O AÇO CORTEN COMO ELEMENTO DE UMA NOVA ESTÉTICA, COM INFLUÊNCIA ATÉ NAS ARTES PLÁSTICAS.
COMO ATESTA O TRABALHO DO MINEIRO AMÍLCAR CASTRO (1920-2002), CUJA OBRA MONUMENTAL REVELA SUA SIMPATIA PELA PERSONALIDADE FORTE DO METAL.
EM ESCULTURAS OU FACHADAS, O MATERIAL DE APARÊNCIA ENFERRUJADA REALÇA VOLUMES E GARANTE UM TOQUE VANGUARDISTA AOS PROJETOS - ESCOLHA QUE TRADUZ CERTA IRREVERÊNCA AO SUBVERTER A LÓGICA INDUSTRIAL E TIRAR O PRODUTO DE SEU HABITAT ORIGINAL: AS FÁBRICAS, ESTALEIROS E FERROVIAS. DESENVOLVIDO NOS ANOS 1930 PARA A INDÚSTRIA FERROVIÁRIA, TINHA A GRANDE VIRTUDE DE PERMITIR A CONSTRUÇÃO DE VAGÕES MAIS LEVES.
POR TRAZER EM SUA COMPOSIÇÃO ELEMENTOS QUE OTIMIZAM SUAS PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS E O TORNAM EM MÉDIA TRÊS VEZES MAIS RESISTENTE ÀS INTEMPÉRIES QUE O AÇO COMUM, REPRESENTA UMA ALTERNATIVA CERTEIRA NA CONSTRUÇÃO - ATÉ PORQUE O CARÁTER ESTRUTURAL FACILITA SUA APLICAÇÃO.
EM NOSSO PROJETO PARA A ÁREA DE LAZER DE UM CONDOMÍNIO, O AÇO CORTEN ESTÁ PRESENTE NO PAINEL ESCULTURAL QUE RESGUARDA A GARAGEM. O RESULTADO, REFINADO E LIVRE DE MANUTENÇÃO, É UM GRANDE ATRATIVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário