segunda-feira, 13 de março de 2017

MEMÓRIA URBANA: CASARÃO DA FAMÍLIA GONDIM

O CASARÃO DA FAMÍLIA GONDIM FOI CONSTRUÍDO EM 1912 NO CRUZAMENTO DA RUA GENERAL SAMPAIO COM A AVENIDA DUQUE DE CAXIAS, NA ZONA CENTRAL DA CIDADE. IMPONENTE E ALTIVO, COM O PASSAR DOS ANOS O IMÓVEL FOI FICANDO CERCADO DAS LOJAS QUE BORDEJAM A AVENIDA , ENQUANTO O JARDIM TRANSFORMOU-SE NUM AMPLO ESTACIONAMENTO.
MESMO DESGASTADA PELO TEMPO, COM RACHADURAS QUE FEREM A BELA E TRABALHADA FACHADA, COM ESQUADRIAS E GRADIS DE FERRO FUNDIDO MARCADOS PELO DESCASO, O CASARÃO CHAMA A ATENÇÃO DE QUEM POR ALI PASSA.
UMA RECENTE REPORTAGEM DO DIÁRIO DO NORDESTE REVELOU QUE O IMÓVEL PERMANECE OCUPADO POR UMA SENHORA DE 94 ANOS, NETA DO IDEALIZADOR DO EDIFÍCIO, ARLINDO GONDIM. "TINHA MUITA GENTE! AGORA, SOMOS SÓ EU E MINHA IRMÃ. NÓS DURAMOS AQUI QUASE DESDE SEMPRE. FOMOS CRIADOS NELA", TESTEMUNHA D. GUILHERMINA, QUE COM AS IRMÃS SUZANA E MARGARIDA FORMAVAM AS TRÊS MARIAS.
"POR DENTRO, A MORADA PARECE CONGELADA NO TEMPO: GUARDA MÓVEIS ANTIGOS, RETRATOS EM SÉPIA E UM PIANO" - INSTRUMENTO QUE NÃO MAIS É TOCADO PELAS DUAS IRMÃS QUE RESTARAM... A BOA NOTÍCIA É QUE O IMÓVEL, QUE FOI PROTEGIDO PROVISORIAMENTE EM 2011, ESTÁ COM O TOMBAMENTO MAIS AVANÇADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário