quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MEMÓRIA URBANA: CONJUNTO DONA BELA

O CONJUNTO DONA BELA, SITUADO NA RUA CAPITÃO FERRAZ, JUNTO AO PARQUE DO PALÁCIO DO BISPO (SEDE DA PREFEITURA) E AO LADO DA BELÍSSIMA IGREJA DO PEQUENO GRANDE, FOI PROJETADO NA DÉCADA DE 1950 PELO MESMO ARQUITETO QUE FEZ O IRACEMA PLAZA HOTEL E O LORD HOTEL. ERA O PRIMEIRO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DE NOSSA CIDADE...
O CONDOMÍNIO É FORMADO POR TRÊS PRÉDIOS DE DOIS PAVIMENTOS CADA, DE LINHAS RETAS COM ELEGANTES CHANFROS DIAGONAIS NAS EXTREMIDADES DAS FACHADAS E GUARDA-CORPO DE ALVENARIA TAMBÉM LEVEMENTE CHANFRADA,"COMO O CONVÉS DE UMA EMBARCAÇÃO", NA DEFINIÇÃO DE UMA MORADORA. . O TERCEIRO PAVIMENTO ERA ORIGINALMENTE OCUPADO PELA LAVANDERIA E CERTAMENTE RECUADO EM RELAÇÃO À FACHADA - OS ACRÉSCIMOS FORAM SENDO FEITOS AO LONGO DO TEMPO.
DESTAQUES PARA O PORTÃO DE FERRO BATIDO DE DESENHO INTRINCADO E PARA A INCOMUM ESCADA EM Y QUE DÁ ACESSO AOS PAVIMENTOS. OS APARTAMENTOS OCUPAM O TÉRREO E OS DOIS PAVIMENTOS - SENDO O ÚLTIMO DO TIPO DÚPLEX.
PROTEGIDO PROVISORIAMENTE DESDE NOVEMBRO DE 2015, O CONJUNTO TEM A VANTAGEM DE TER O USO RESIDENCIAL CONSOLIDADO. ALÉM DO DEMORADO PROCESSO FORMAL, A QUESTÃO QUE SE IMPÕE É O NOVO USO QUE SE DARÁ AO IMÓVEL TOMBADO. " É NECESSÁRIA UMA ARTICULAÇÃO ENTRE VÁRIOS ÓRGÃOS PARA QUE HAJA UM PLANEJAMENTO URBANO. SÓ TOMBAR NÃO É SUFICIENTE. É PRECISO RESIGNIFICAR ESSE BEM NA MEMÓRIA AFETIVA DA POPULAÇÃO", ATESTA A ADVOGADA MANOELA BACELAR, AUTORA DO LIVRO 'TOMBAMENTO: AFETOS CONSTRUÍDOS'(VER NEURÔNIOS/JAN'16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário