quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TENDÊNCIA: DESENHO UNIVERSAL- A BUSCA DA INDEPENDÊNCIA E DO CONFORTO

NOS CONDOMÍNIOS, O ACESSO ÀS ÁREAS COMUNS, COMO GARAGEM E SALÃO DE FESTAS, EXIGE PORTAS COM LARGURA MÍNIMA DE 80 CM - QUE DEVE SER A MESMA DAS PORTAS INTERNAS DOS APARTAMENTOS. JÁ OS CORREDORES DEVEM TER 90 CM DE LARGURA. IMPORTANTE: A MANOBRA PARA TRANSPOR AS PORTAS QUE SAEM NO MEIO DO CORREDOR EXIGE UM ESPAÇO MAIOR - CORREDOR OU PORTA MAIS LARGOS.
DENTRO DOS APARTAMENTOS, UM DESNÍVEL DE ATÉ 1,5 CM ENTRE AMBIENTES PODE SER MINIMIZADO COM UM CHANFRO. PARA DIFERENÇAS MAIORES SERÁ PRECISO UMA RAMPA.
PISOS COMO PORCELANATOS E PEDRAS POLIDOS (MÁRMORE E GRANITO) TORNAM-SE ESCORREGADIOS QUANDO MOLHADOS - UM PERIGO PARA TODOS E PARTICULARMENTE PARA OS IDOSOS. NAS ÁREAS MOLHADAS DEVE-SE USAR PISOS NÃO POLIDOS, ANTIDERRAPANTES. NAS SALAS E QUARTOS, PISOS DE MADEIRA OU LAMINADO AJUDAM A PREVENIR QUEDAS. E, CLARO, NADA DE TAPETES!
A ALTURA IDEAL PARA QUE CADEIRANTES E CRIANÇAS ACIONEM OS INTERRUPTORES SEM ESFORÇO É 1 METRO. O MESMO VALE PARA OS REGISTROS DE ÁGUA. JÁ AS TOMADAS DEVEM FICAR A, NO MÍNIMO, 40 CM DO SOLO, PARA QUE IDOSOS, MAIS SUJEITOS A SOFRER OS SINTOMAS DA LABIRINTITE, POSSAM ACESSÁ-LAS SEM DIFICULDADE.
O CONFORTO PSICOLÓGICO PROPORCIONADO PELA MORADIA TAMBÉM É IMPORTANTE NO DESIGN UNIVERSAL. JANELAS BAIXAS, COM PARAPEITO A UMA ALTURA MÁXIMA DE 60 CM DO CHÃO, PERMITEM A CADEIRANTES E IDOSOS, QUE PASSAM BOA PARTE DO DIA SENTADOS, APRECIAR A VISTA DE FORMA INDEPENDENTE E CONFORTÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário