quarta-feira, 24 de agosto de 2016

SUSTENTABILIDADE: MALHA CICLOVIÁRIA DE FORTALEZA JÁ PERFAZ 164,6 KM

NA POSTAGEM 'VÁ DE BIKE' (SUSTENTABILIDADE/JAN'11), CLAMÁVAMOS PELO INCENTIVO AO USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE URBANO - COMO AS MAIS ANTENADAS METRÓPOLES DO MUNDO O FAZEM. HOJE, NOSSA BELA CIDADE CONTA UMA MALHA CICLOVIÁRIA QUE TOTALIZA 164,6 KM DE EXTENSÃO.
DESSES, 89,1 KM CONFORMAM CICLOVIAS ENQUANTO OS RESTANTES 75,5 SÃO CONSTITUÍDOS POR CICLOFAIXAS - AQUELAS CUJA SEPARAÇÃO ENTRE AS FAIXAS PARA CARRO É DEMARCADA NA PISTA, E QUE, OBVIAMENTE, NÃO OFERECE A MESMA SEGURANÇA DE UMA CICLOFAIXA.
IMPLANTADO EM 2014, O SISTEMA BICICLETAR É UM DOS PROGRAMAS DE COMPARTILHAMENTO DE BIKES MAIS USADOS DO PAÍS. ATUALMENTE, O PROJETO POSSUI OITENTA ESTAÇÕES INSTALADAS, COM UM TOTAL DE 800 BICICLETAS À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO.
SEGUNDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS (SCSP), OS PONTOS DO BICICLETAR MAIS UTILIZADOS NOS DIAS ÚTEIS SÃO OS DO SHOPPING BENFICA, PRAÇA DA GENTILÂNDIA E DO ATERRINHO DA PRAIA DE IRACEMA. A SECRETARIA, POR SINAL, É MAIS FOCADA NO USO DURANTE A SEMANA - EXATAMENTE PARA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO MEIO COMO ALTERNATIVA DE TRANSPORTE.
UM PROBLEMA QUE TERIA ORIGEM NA VELHA MANIA POLÍTICA DE DESCONSIDERAR O QUE FOI FEITO EM GESTÕES PASSADAS: O AVANÇO DA REDE NÃO CONTEMPLA CICLOVIAS ANTIGAS. COMO É O CASO DA CICLOVIA DA AV. OSÓRIO DE PAIVA, QUE LIGA OS BAIRROS SIQUEIRA E CANINDEZINHO AO ANEL VIÁRIO AO LONGO DE 3,9 KM DE EXTENSÃO - O DESCASO É EVIDENTE.
EM MELHOR ESTADO DE CONSERVAÇÃO MAS TAMBÉM ALVO DE RECLAMAÇÃO POR PARTE DOS USUÁRIOS, A CICLOVIA DA AV. WASHINGTON SOARES - NESSE CASO PRINCIPALMENTE POR CONTA DO ACÚMULO DE LIXO EM ALGUNS PONTOS DA MESMA.
TRATA-SE DE UM CENÁRIO REVIGORANTE, MAS QUESTÕES COMO A INTERLIGAÇÃO DA REDE, SUA CONSERVAÇÃO E UM PROGRAMA DE INCENTIVO À BOA CONVIVÊNCIA ENTRE PEDESTRES, CICLISTAS E MOTORISTAS PERMANECEM ESSENCIAIS. MAS, FELIZMENTE, ESSE É UM CAMINHO SEM VOLTA. A CIDADE, CLARO, AGRADECE...

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