quarta-feira, 13 de abril de 2016

BELA FORTALEZA: 290 ANOS!

ENTRE AS EDIFICAÇÕES QUE SIMBOLIZAM NOSSA BELA CIDADE , UMA DAS MAIS EMBLEMÁTICAS É O FAROL DO MUCURIPE - QUE FIGURA NO BRASÃO DA BANDEIRA DA CIDADE. SUA IMPORTÂNCIA REMONTA A 1826, QUANDO D. PEDRO II APROVA SUA CONSTRUÇÃO, QUE SÓ SERIA INICIADA EM 1846.
EM 1958, O ANTIGO FAROL FOI SUBSTITUÍDO PELO NOVO, ERGUIDO NO ALTO DAS DUNAS. DANDO INÍCIO AO VERGONHOSO JOGO DE EMPURRA-EMPURRA ENTRE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS. A SUPERINTENDÊNCIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO NO CEARÁ (SPU) DETÉM A POSSE E A INGERÊNCIA ADMINISTRATIVA DO EQUIPAMENTO.
EM 2013, O ÓRGÃO CRIOU UM GRUPO REUNINDO AS SECRETARIAS DE CULTURA ESTADUAL E MUNICIPAL, A CAPITANIA DOS PORTOS E A SECRETARIA REGIONAL II - ATÉ AGORA SEM NENHUM RESULTADO PRÁTICO.
ASSIM, COUBE AO COLETIVO SERVILOST, FORMADO POR JOVENS MORADORES DO SERVILUZ, A INICIATIVA DE RECUPERAÇÃO DO FAROL. DEGRADADO APÓS ANOS DE ABANDONO, O COLETIVO PROMOVEU UMA LIMPEZA GERAL E PASSOU A OCUPAR O ICÔNICO ESPAÇO COM FESTAS, OFICINAS, SESSÕES DE CINEMA E AULAS DE PARKOUR. O FAROL VIROU REDUTO TAMBÉM DA ARTE URBANA, COM OFICINAS DE GRAFITTI QUE ENCONTRARAM NAS PAREDES GASTAS O SUPORTE IDEAL PARA SUA EXIBIÇÃO.
QUE UMA CIDADE TURÍSTICA NÃO VALORIZE UM DE SEUS ÍCONES URBANOS É ALGO BEM ESTRANHO. ESPEREMOS ENTÃO QUE O PROJETO DE EXTENSÃO DO CALÇADÃO DA BEIRA-MAR ATÉ O FAROL SAIA DO PAPEL E INSIRA NO MAPA DO TURISMO NÃO APENAS O FAROL MAIS TAMBÉM A PRAIA DO TITANZINHO (BERÇO DE SURFISTAS DE FAMA MUNDIAL), E A PRAIA MANSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário