quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MOBILIÁRIO: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS CADEIRAS / PARTE 3 1898-1929

1. A VIRADA DO SÉCULO CONTRAPÕE AS FORMAS CURVAS E ENTALHADAS DAS CADEIRAS DO ESTILO IMPÉRIO COM O ADVENTO DAS LINHAS INOVADORAS DE CHARLIE RENNIE MACKINTOSH (1868/1928).
2 E 3. CADEIRA ARGYLE. CRIADA EM 1897 PARA O SALÃO DE CHÁ DA ARGYLE STREET. ESTRUTURADA EM CARVALHO EBANIZADO, FOI A PRIMEIRA CADEIRA O TER ENCOSTO COMO ELEMENETO EMBLEMÁTICO E ICONOGRÁFICO. ASSENTO REVESTIDO COM TECIDO FEITO DE CRINA DE CAVALO.
4. EM 1900, MACKINTOSH CRIA A INGRAM HIGH, EM VERSÕES COM ENCOSTO ALTO E BAIXO. A INTENÇÃO ERA CRIAR UM TIPO DE HIERARQUIA EM TORNO DA MESA DE JANTAR. O ESTILO SIMÉTRICO E HELIOTRÓPICO REFLETE O O ESPÍRITO NEO-GÓTICO DO ARQUITETO ESCOCÊS.
5. A CADEIRA HILL HOUSE FOI CONCEBIDA PARA ADORNAR UM PROJETO DE MACKINTOSH. FEITA DE MADEIRA EBANIZADA, SEU ENCOSTO EM FORMA DE ESCADA SUBSTANCIALMENTE MAIS ELEVADO QUE O ASSENTO É O DIFERENCIAL. MACKINTOSH EMPREGOU PADRÕES DECORATIVOS EXISTENTES COMO ABSTRAÇÃO ORNAMENTAL.
6. WILLOW 1. FOI CONCEBIDA EM 1904 PARA O PISO TÉRREO DO WILLOW TEA ROOM, PARTICULARMENTE PARA FUNCIONAR COMO ASSENTO PARA O GERENTE. O BELO ENCOSTO CURVO DEFINE UM ESPAÇO EM MEIO AO ESPAÇO CIRCUNDANTE, IMPONDO UMA HIERARQUIA EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS CADEIRAS.
7 E 8. UM DOS NOMES MAIS SIGNIFICATIVOS DO MOVIMENTO 'DE STIJL', GERRIT RIETVELD (1888/1964), CRIOU EM 1918 A RED AND BLUE CHAIR. "LINHAS E PLANOS SÃO ARRANJADOS NUMA COMPOSIÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL, ATRAVÉS DA QUAL O ESPAÇO É FILTRADO LIVREMENTE, SEM SER CAPTURADO PELA FORMA. A COR, UMA CONTRIBUIÇÃO SUBSTANCIAL, ENFATIZA A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL, DESMATERIALIZANDO O OBJETO", ATESTA O ARQUITETO DESIGNER.
9, 10 E 11. CADEIRA VASSILY, 1925. CRIADA POR MARCEL BREUER, MEMBRO DA ICÔNICA BAUHAUS, É UM DOS PIONEIROS NO USO AÇO NIQUELADO NO DESIGN DE MOBILIÁRIO.
12 E 13. A CADEIRA B32 FOI CRIADA EM 1928 COM APENAS DUAS PERNAS EM AÇO CROMADO, COM ASSENTO E ENCOSTO EM PALHINHA ESTÃO EM BALANÇO.
14, 15 E 16. LINHA LC1, CRIADA EM 1928 POR LE CORBUSIER, INSPIRADA NAS CADEIRAS TIPO 'SAFÁRI' QUE USAVA EM SEUS INTERIORES: NO ENCOSTO RECLINÁVEL (QUE PROVÊ CONFORTO E SUPORTE EM DIFERENTES POSIÇÕES), NA FORMA CÚBICA E NA PRESENÇA DE TIRAS DE COURO.
17, 18 E 19. LINHA LC2, TAMBÉM CONCEBIDA EM 1928. COM A ESTRUTURA GEOMÉTRICA OBEDECENDO A MODULAÇÃO CORBUSIANA, QUATRO PEÇAS DE ESTOFADOS SÃO CONTIDAS PELA ARMAÇÃO DE AÇO CROMADO, CONSTITUINDO SUA PRÓPRIA ESTRUTURA.
20, 21, 22 E 23. LINHA LC3, DE 1928. O 'SOFÁ GRANDE CONFORTO' É UMA VARIAÇÃO DA LINHA LC2: O ASSENTO É FORMADO POR PEÇAS ESTOFADAS INTEIRAS, SEM ALMOFADAS SOLTAS.
24 E 25. LC4. TAMBÉM CONCEBIDA EM 1928 E LANÇADA NO SALON D'AUTOMNE DE 1929, A ICÔNICA CHAISE-LONGUE É CERTAMENTE A PEÇA MAIS CONHECIDA DO ARQUITETO FRANCÊS.
26, 27 E 28. 1929 FOI UM ANO MEMORÁVEL PARA O DESIGN MUNDIAL. ALÉM DOS LANÇAMENTOS DE LE CORBUSIER , A FEIRA MUNDIAL APRESENTOU AO MUNDO A POLTRONA BARCELONA, DE MIES VAN DER ROHE. COM ESTRUTURA DE AÇO CROMADO E ASSENTO DE COURO CAPITONÊ, FORA CONCEBIDA PARA ORNAR O BELÍSSIMO PAVILHÃO ALEMÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário