segunda-feira, 14 de setembro de 2015

MOBILIÁRIO: A EVOLUÇÃO DAS CADEIRAS NO DESIGN NACIONAL - DE 1940 A 1990

DE 1940 A 1990, A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO DESIGN NACIONAL É A LIBERTAÇÃO. O DESIGN EVOLUIU PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA ARQUITETURA MODERNA NACIONAL, TENDO NIEMEYER COMO MAIOR EXPOENTE. NESSA FASE, A PRODUÇÃO ASSUMIU UM COMPROMISSO COM A REALIDADE BRASILEIRA, APRESENTANDO MÓVEIS FLEXÍVEIS, SIMPLES E FUNCIONAIS, MAIS ADAPTADOS À MATÉRIA-PRIMA E À DINÂMICA SOCIAL.
MARCO ZERO DO DESIGN NACIONAL, JOAQUIM TENREIRO INVESTIU EM PEÇAS LEVES, SIMPLES E ERGONÔMICAS -ENTÃO, UMA NOVIDADE. COMO A CADEIRA 3 PÉS, DE 1947. JÁ MÓVEIS ARTÍSTICOS Z, FUNDADA EM 1948 POR SEBASTIÃO PONTES, JOSÉ ZANINE CALDAS E PAULO MELLO, ERA CONHECIDA PELOS MATERIAIS COLORIDOS E PREÇOS ACESSÍVEIS.
NOS ANOS 50, UM GRUPO DE SEIS ARQUITETOS FORMADOS PELA MACKENSIE CRIA A LOJA DE MÓVEIS 'BRANCO E PRETO', COM O OBJETIVO DE CONCEBER UMA LINHA DE MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO PARA AS CASAS E APARTAMENTOS MODERNOS QUE COMEÇARVAM A SURGIR EM SÃO PAULO. MIGUEL FORTE, JACOB RUCHTI, PLÍNIO CROCE, ROBERTO AFLALO, CARLOS MILLAN E CHEN Y HUA ERAM OS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS.
LINA BO BARDI, A ARQUITETA ITALIANA DE ALMA BRASILEIRA, CRIOU ÍCONES COMO A POLTRONA BOWL (1951) E A LINHA GIRAFA (1987). ENQUANTO GERALDO DE BARROS VIROU REFERÊNCIA NO MOBILIÁRIO NACIONAL COM SUAS CADEIRAS DE PALHINHA - PRODUZIDAS PELA UNILABOR, OFICINA-COMUNIDADE OPERÁRIA PARA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS SERAIDOS QUE EXISTIU ATÉ 1967.
OUTRO ÍCONE DO DESIGN NACIONAL É A POLTRONA MOLE, DE SÉRGIO RODRIGUES, CRIADA EM 1957 E PREMIADA NO CONCURSO INTERNACIONAL DO MÓVEL DE 1961. DA MESMA ÉPOCA, DATA O DESIGN DE PAULO MENDES DA ROCHA PARA A CADEIRA PAULISTANO - CONCEBIDA PARA ORNAR SEU PROJETO PARA O CLUBE HOMÔNIMO.
A PARTIR DE 1968, MICHEL ARNOULT INVESTIU NO SONHO DE TORNAR O DESIGN ACESSÍVEL COM MÓVEIS MODULADOS E DESMONTÁVEIS. NO ANO SEGUINTE, RICARDO FASANELLO CRIA A CADEIRA ANEL. EM COURO E AÇO, A PEÇA APRESENTA SOFISTICAÇÃO E TRAÇOS INCONFUNDÍVEIS DA ESTÉTICA BRASILEIRA, COMO A MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA.
NIEMEYER MARCA PRESENÇA COM AS PEÇAS CRIADAS PARA OS PALÁCIOS QUE PROJETOU EM BRASÍLIA. SUAS TÍPICAS CURVAS DEFINEM A EASY CHAIR (1970), COM ESTRUTURA DE MULTILAMINADO REVESTIDO EM LACA PRETA E ESTOFADA EM COURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário