terça-feira, 12 de agosto de 2014

SUSTENTABILIDADE: REVESTIMENTOS DE BAMBU

ENQUANTO AS ÁRVORES DE REFLORESTAMENTO DEMORAM ENTRE 15 E 20 ANOS PARA CHEGAR À IDADE DE CORTE, O BAMBU ATINGE A MATURIDADE AOS 4 ANOS -E BROTA NOVAMENTE ASSIM QUE O TALO É CORTADO. ALÉM DE DEMANDAR MENOS CUIDADOS, APRESENTA UMA ALTA TAXA DE ABSORÇÃO DE CARBONO. JÁ A ELEVADA CONCENTRAÇÃO DE FIBRAS GARANTE AO MATERIAL UMA RESISTÊNCIA SUPERIOR À DE MADEIRAS MAIS DURAS, COMO O CUMARU E O IPÊ.
NÃO POR ACASO,PORTANTO, O MATERIAL É UMA DAS ESTRELAS DOS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS. UMA DAS EMPRESAS PIONEIRAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS EM BAMBU É A NEOBAMBU -O PRIMEIRO CONTAINER VINDO DA CHINA APORTOU POR AQUI EM 2007. POR ANO, SÃO IMPORTADOS CERCA DE 35.000 M2, ENTRE LAMINADOS, TÁBUAS E CHAPAS.
AS FOLHAS LAMINADAS TEM 0,5 MM E SÃO USADAS PARA COBRIR MÓVEIS E PAREDES. AS TÁBUAS DE 14 MM SÃO OFERECIDAS EM SEIS CORES, ALÉM DA NATURAL, E COSTUMAM REVESTIR PISOS E PAREDES -COM OPÇÕES PARA MÉDIO E ALTO TRÁFEGO. JÁ AS CHAPAS CONTÍNUAS PODEM SER VAZADAS PARA APLICAÇÃO EM PORTAS, DIVISÓRIAS E PAINÉIS. O VERNIZ QUE DÁ ACABAMENTO AS PEÇAS, APLICADO PELO FORNECEDOR CHINÊS (QUE CONTA COM AS CERTIFICAÇÕES ISO 14001 E ISO 9001), É À BASE DE ÁGUA E NÃO UTILIZA QUALQUER SOLVENTE. E A APLICAÇÃO É FEITA COM COLA ATÓXICA.
O MATERIAL CUSTA ENTRE R$ 185 E R$ 254 O METRO QUADRADO, SEM INSTALAÇÃO -EM SÃO PAULO. AS VENDAS, FOCADAS NO MERCADO CORPORATIVO, TAMBÉM SÃO FEITAS POR INTERMÉDIO DE ARQUITETOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário