terça-feira, 13 de maio de 2014

TENDÊNCIA: INTERVENÇÕES URBANAS - TRANSFORMANDO O USO DAS CIDADES

FORMADO EM 2001 POR ESTUDANTES DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MADRI, O COLETIVO BASURAMA (EM ESPANHOL,'BASURA' SIGNIFICA LIXO) COMEÇOU PREOCUPADO COM O DESTINO DOS DESCARTES URBANOS. PREOCUPAÇÃO QUE EVOLUIU PARA INCLUIR EDIFÍCIOS E PAISAGENS URBANAS SEM USO.
O FOCO DO GRUPO SÃO PROJETOS DE DESIGN E ARTE, PUBLICAÇÕES E INTERVENÇÕES URBANAS LÚDICAS, VISANDO TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E DE USO DAS CIDADES. PRIMEIRO PROJETO DO BASURAMA NO PAÍS, O BRÁS MADRI 2007 ATUOU NA PRAÇA BENEMÉRITO BRÁS, NA MOOCA, PARA MELHORAR A VEGETAÇÃO E O MOBILIÁRIO, CRIANDO BRINQUEDOS COM RETALHOS DOADOS DE EVA. NA VIRADA CULTURAL DE 2013, O VIADUTO DO CHÁ GANHOU 15 BALANÇOS DE PNEU RECICLADO QUE CONVIDAVAM OS TRANSEUNTES A INTERAGIR.
OUTRA INSTALAÇÃO, CHAMADA 'REDE DE COLABORAÇÃO E SONECAS', OCUPOU NO ANO PASSADO A ÁREA DE 25000 M2 CONHECIDA COMO PARQUE AUGUSTA - CUJO ESTUDO PARA VIRAR PARQUE MUNICIPAL SEGUE EM ANDAMENTO. O ELEVADO MINHOCÃO TAMBÉM VIROU ALVO DO GRUPO, EM APOIO AO PROJETO DE CONVERTÊ-LO NUM EXTENSO PARQUE URBANO - NOS MOLDES DO HIGH LINE NOVA-IORQUINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário