sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OPINIÃO: A PRAIA MANSA COMO PÓLO DE LAZER




FELIZMENTE O BOM SENSO SE IMPÔS! VENCIDO PELO CLAMOR POPULAR E PELO PARECER CONTRÁRIO DAS ENTIDADES DE CLASSE (IAB, CREA, ...), O GOVERNO ESTADUAL GANHOU A CESSÃO DA ÁREA DA PRAIA MANSA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM COMPLEXO DE LAZER DIGNO DO POTENCIAL TURÍSTICO DE NOSSA BELA CIDADE.
A ÁREA ENVOLVIDA É ENORME. MEDINDO CERCA DE 167.000 M2, ALGO EQUIVALENTE À DEZESSEIS QUARTEIRÕES, É TRÊS VEZES MAIOR QUE O ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA. PELO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE 2009, BOA PARTE DELA É CLASSIFICADA COMO ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 2, COM USOS RESTRITOS AO TURISMO ECOLÓGICO, ESTUDOS E PESQUISAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E USUFRUTO DAS PRAIAS E DA BELEZA CÊNICA DO LUGAR.
IMPORTANTE É CONSIDERAR A REGIÃO COMO UM TODO, JÁ CONSIDERANDO A TRANSFERÊNCIA DO PARQUE DE TANCAGEM PARA O PECÉM, A VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES DO TITANZINHO E SERVILUZ, O FAROL VELHO, A NOVA LINHA DE VLT QUE LIGARÁ A BEIRA-MAR AO CASTELÃO, A NOVA PONTE SOBRE O RIO COCÓ E A RECENTE RETOMADA IMOBILIÁRIA NA PRAIA DO FUTURO APÓS ANOS DE ABANDONO...
OS EXEMPLOS SÃO MUITOS : ZONAS PORTUÁRIAS EM TODO O MUNDO JÁ PASSARAM POR ESSE PROCESSO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA,. AS PECULIARIDADES GEOGRÁFICAS DA NOSSA PRAIA MANSA MERECEM UMA ABORDAGEM CUIDADOSA E PRECISA. UM CONCURSO ARQUITETÔNICO DE IDÉIAS É A FERRAMENTA IDEAL PARA ISSO. FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário