segunda-feira, 13 de julho de 2009

ARTIGO: ACÚSTICA - A PROPAGAÇÃO DO SOM

A MAIORIA DOS SONS PROVÉM DE ALGUMA ESPÉCIE DE VIBRAÇÃO MECÂNICA. OS SONS AUDÍVEIS ORIGINAM-SE EM CORDAS VIBRANTES (VIOLINOS E VIOLÕES), EM COLUNAS DE AR EM VIBRAÇÃO (ORGÃOS, CLARINETA, SAXOFONE) E EM PLACAS E MEMBRANAS VIBRANTES (XILOFONES, ALTO-FALANTES).
AS VIBRAÇÕES DE CORPO SONORO CHEGAM AO OUVIDO ATRAVÉS DE UM MEIO TRANSMISSOR ELÁSTICO QUE AS PROPAGA - O PRINCIPAL, CLARO, É O AR. O SOM NÃO SE PROPAGA INSTANTANEAMENTE. SUA VELOCIDADE DEPENDE DA ELASTICIDADE E DA DENSIDADE DO MEIO QUE O TRANSMITE. NO AR, À TEMPERATURA DE 15 GRAUS, A VELOCIDADE DO SOM É DE, APROXIMADAMENTE, 340 M/S. A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA PROVOCA UM AUMENTO DA VELOCIDADE DE SUA PROPAGAÇÃO.
A PROPAGAÇÃO DOS SONS SE FAZ EM ONDAS SONORAS, MOVIMENTOS QUE DESCREVEM AS VIBRAÇÕES DE UM CORPO SONORO, OS QUAIS, SE NÃO ENCONTRAM OBSTÁCULOS, ESPALHAM-SE EM TODAS AS DIREÇÕES, FORMANDO ESFERAS CONCÊNTRICAS.
AS ONDAS SONORAS NÃO CONSTITUEM UM MOVIMENTO DO AR. AO CONTRÁRIO: SÃO SIMPLESMENTE A CONCENTRAÇÃO E DILATAÇÃO DAS MOLÉCULAS DO AR QUE TRANSMITEM, UMAS ÀS OUTRAS, O IMPULSO INICIAL RECEBIDO. O MOVIMENTO DAS ONDAS SONORAS DESCREVE UMA LINHA CURVA QUE SOBE E DESCE, FORMANDO UMA CADEIA DE ELEVAÇÕES E DEPRESSÕES. CADA ELEVAÇÃO E DEPRESSÃO REPRESENTA UM DAS DUAS FASES DA ONDA COMPLETA.
AS ONDAS PODEM VARIAR EM LONGITUDE - QUE SE DETERMINA PELA DISTÂNCIA QUE VAI DE UM PONTO DE UMA ONDA AO MESMO PONTO DA OUTRA. A ALTURA DOS SONS MUSICAIS DEPENDE DA LONGITUDE DAS ONDAS.
JÁ A VARIAÇÃO DE AMPLITUDE É DETERMINADA PELA DISTÂNCIA ENTRE OS PONTOS EXTREMOS DA ONDA E CORRESPONDE À INTENSIDADE DOS SONS MUSICAIS.
AS ONDAS TAMBÉM VARIAM EM SUA FORMA, DETERMINADA PELA CURVA DE SOM QUE A ONDA DESCREVE AO SE PROPAGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário