sexta-feira, 8 de maio de 2009

ARTIGO: A PERCEPÇÃO DA COR NA ARQUITETURA

SEGUNDO PESQUISAS SOBRE A PERCEPÇÃO DA COR, FICOU COMPROVADO QUE AS CORES QUENTES, QUANDO APLICADAS SOBRE UMA SUPERFÍCIE, TRANSMITE A SENSAÇÃO DE PROXIMIDADE A QUEM AS OLHA. JÁ AS CORES FRIAS PRODUZEM A SENSAÇÃO DE DISTANCIAMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, DE ABERTURA DO ESPAÇO, TANTO MAIOR QUANTO MAIS CLARO FOR O TOM ESCOLHIDO.
UMA COMBINAÇÃO DE USO ENTRE TINTAS QUENTES E FRIAS PODE RESOLVER, AO MENOS VISUALMENTE, INÚMEROS PROBLEMAS DE PERCEPÇÃO ESPACIAL. UM AMBIENTE PEQUENO PODE TER A REDUÇÃO DO ESPAÇO ATENUADA COM O USO DE CORES CLARAS NAS PAREDES, EM CONTRASTE COM TONS MAIS ESCUROS NO TETO E NO PISO.
PARA UM TETO DEMASIADO ELEVADO, A SOLUÇÃO É PINTÁ-LO DE UMA COR QUENTE E ESCURA; ENQUANTO PARA UM TETO BAIXO A SOLUÇÃO SERIAM CORES CLARAS E FRIAS. JÁ UM AMBIENTE DESPROPORCIONAL, ESTREITO E COMPRIDO, POR EXEMPLO, PODE SER CORRIGIDO PINTANDO-SE AS PAREDES MENORES COM CORES QUENTES E AS MAIORES COM TONS FRIOS.
ALÉM DE CORRIGIR VISUALMENTE AMBIENTES, O USO ADEQUADO DAS CORES PODE VALORIZAR DETALHES ARQUITETÔNICOS COMO ÂNGULOS, COLUNAS, NICHOS, FACHADAS, ETC. POR TUDO ISSO, A COR DESEMPENHA UM IMPORTANTE PAPEL NA ARQUITETURA - UMA DAS MAIS ANTIGAS ARTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário