UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
sexta-feira, 29 de maio de 2020
PROJ PAVILHÃO DE LAZER: COND. CLARISSE, ALDEOTA
O PAVILHÃO DE LAZER DO COND. CLARISSE OCUPA O CENTRO DO TERRENO ANEXO QUE PERMANECEU DEZ ANOS SEM USO. RESGUARDADO DO NOVO ESTACIONAMENTO COBERTO PELO ESCULTURAL PAINEL DE AÇO CORTEN CRIADO PELO ARQUITETO, ESTÁ INTERLIGADO AO AMPLO HALL DE ENTRADA E AO SALÃO DE FESTAS, CONFORMANDO UM EIXO DE LAZER.
O PAVILHÃO VOLTA-SE PARA O JARDIM FRONTAL E CONTA COM DOIS ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS DISTINTOS: O VOLUME CÚBICO REVESTIDO DE PASTILHAS ESMALTADAS 5X5 BRANCAS E A BELA ESTRUTURA DO PERGOLADO DE MASSARANDUBA - SOB A QUAL HAVERÁ UM LOUNGE OUTDOOR PARA RELAX, CONVERSAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO.
O PAVILHÃO BRANCO ABRIGA A DIFERENCIADA CHURRASQUEIRA DE LINHAS RETAS, IGUALMENTE REVESTIDA COM A MESMA PASTILHA CERÂMICA QUE RECOBRE AS PAREDES EXTERNAS E INTERNAS DA CONSTRUÇÃO. O TOM BEGE DOS TIJOLOS REFRATÁRIOS SÓ É VISTO NA BOCA DO FOGO, DEVIDAMENTE VALORIZADOS POR UMA LUZ ÂMBAR INTERNA.
UM BALCÃO EM L COM TAMPO DE GRANITO PRETO DEFINE A ZONA DE PREPARAÇÃO E APOIO. BANCOS ALTOS E CONJUNTOS DE MESAS/CADEIRAS TENDEM À PROVOCAR UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS CONDÔMINOS EM FUTUROS E ANIMADOS EVENTOS.
quarta-feira, 27 de maio de 2020
CURIOSIDADE: POLTRONA FLOWER BY SANDRO SANTANTONIO
UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA PRIMAVERIL? NÃO: TRATA-SE DA INUSITADA POLTRONA FLOWER, CONCEBIDA PELO DESIGNER SANDRO SANTANTONIO EM 2004 PARA A EMPRESA ITALIANA GIOVANETTI.
A ELEGÂNCIA E LEVEZA DA PEÇA É IMPACTANTE. A CONCHA DE POLIURETANO RETROMOLDADO COM VARIADOS ACABAMENTOS SE ENCAIXA. NO SUPORTE ESTRUTURAL OVALADO DE AÇO PINTADO APOIADO SOBRE A BASE REDONDA DE AÇO INOX.
segunda-feira, 25 de maio de 2020
ARTE: GORDON MATTA-CLARK / OS EDIFÍCIOS CORTADOS DE UM ANARCHITECT
NA DÉCADA EE 1970, O ARTISTA NORTE-AMERICANO GORDON MATTA-CLARK (1943-1978) COSTUMAVA FAZER CORTES EM EDIFÍCIOS ABANDONADOS COM UMA SERRA ELÉTRICA.
ESSAS INTERVENÇÕES REMETIAM AO DECLÍNIO DO SONHO AMERICANO E, AO MESMO TEMPO, EXTRAÍAM BELEZA DE ESPAÇOS DECRÉPITOS. O ESPÍRITO ANÁRQUICO DESSES REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COMO A SÉRIE 'SPLITTING 9', DATADA DE 1974 E QUE FOI TIRADA EM NEW JERSEY, LHE DERAM A ALCUNHA DE ANARCHITECT.