UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
sexta-feira, 29 de maio de 2015
PROJ LIVING: APTO. DOM EXPEDITO LOPES
QUASE DEZ ANOS APÓS A INTERVENÇÃO ORIGINAL (VER PROJ RESIDENCIAL \ AGO'09), UM NOVO PROJETO DE RENOVAÇÃO FOI PROPOSTO PARA O APARTAMENTO DA RUA DOM EXPEDITO LOPES. AMPLO, COM 41 M2 DE ÁREA, O LIVING COMPÕE-SE DE ESTAR, HOME-THEATRE E SALA DE JANTAR INTEGRADOS.
UMA VEZ MAIS, BUSCOU-SE O MÁXIMO APROVEITAMENTO DAS PEÇAS EXISTENTES: SOFÁS E POLTRONAS, POR EXEMPLO, APENAS GANHARAM NOVOS REVESTIMENTOS. A MESA DE JANTAR, CONTUDO, FOI SUBSTITUÍDA POR UM MODELO COM BASE DE AÇO INOX + TAMPO DE VIDRO E SEIS CADEIRAS ESTOFADAS EM TECIDO TIPO 'VÊLUDO MOLHADO' DE TOM CINZA AZULADO.
EM CONTRAPARTIDA, O ANTIGO BUFÊ DE MADEIRA QUE COMPUNHA O CONJUNTO FOI MANTIDO: RECEBEU UMA PINTURA DE LACA BRILHANTE PRETA QUE VALORIZOU-LHE O FORMATO INUSUAL, COM UMA DAS EXTREMIDADES CURVAS. ACIMA DELE, FOI REPOSICIONADO O JOGO DE PRATELEIRAS DE VIDRO QUE FICAVAM SOBRE O ANTIGO MÓVEL DE TV.
PARA VALORIZAR O NOVO PAINEL DE TV EM TONS DE MADEIRA CLARA E PRETO, TINGIU-SE A PAREDE DE FUNDO NO TOM LÁPIS DE COR (SUVINIL)- O QUE TAMBÉM DEU MAIS PROFUNDIDADE AO AMBIENTE EM L. AS DEMAIS PAREDES RECEBERAM TINTA ACRÍLICA ACETINADA NA COR BROTO DE FEIJÃO (SUVINIL) - UM TOM OFF WHITE EXTREMAMENTE ELEGANTE.
A PALETA DE CORES, POR SINAL, É MARCADA PELOS TONS DE AZUL - DO ACINZENTADO AO COBALTO. CHOCOLATE, CAMURÇA ESCURA, VERDE CELADON, BEGE, BRANCO E PRETO COMPLEMENTAM ESSE MIX - SINTETIZADO NO TECIDO QUE REVESTE O PAR DE POLTRONAS TIPO CONCHA DO HOME-THEATER.
FORNECEDORES:
1. AMAZONAS DECORAÇÕES : TECIDOS E MESA DE CENTRO ELIPSOIDAL
2. DULCE SILVEIRA: MESA DE CENTRO REDONDA COM BASE ESCULTURAL DE RESINA
3. BIZÉLLYS: ADORNOS DE CRISTAL E BOWLS DE VIDRO COBREADO
4. SPAZZIO: ARRANJO DE AZALÉIAS
5. LEROY MERLIN: GRAVURAS E ABAJUR
6. EQUIPE DO ARQUITETO: PINTURA E LAQUEAMENTO
quinta-feira, 28 de maio de 2015
OBJETO DE DESEJO: CADEIRA MINAS
OS ÂNGULOS PRECISAMENTE CALCULADOS DA CADEIRA E DO BANCO 'MINAS' PERMITIRAM A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE AÇO USADA NAS PEÇAS - DIMINUINDO PESO E PREÇO. COM ENCOSTO E ASSENTO DE COMPENSADO NAVAL, A CADEIRA IMPACTA PELA LEVEZA E ELEGÂNCIA DAS LINHAS. PROJETO DO ARQUITETO E DESIGNER IVAR SIEWERS.
SIEWERS BUSCA TIRAR O MÁXIMO PROVEITO DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS NA PRODUÇÃO DE SUAS PEÇAS - A IDEIA É BARATEAR AS PEÇAS PARA ATINGIR UM PÚBLICO QUE DESEJA CONSUMIR DESIGN MAS QUE NÃO PODE PAGAR POR PEÇAS SEMI-ARTESANAIS COM STATUS DE OBRAS DE ARTE.
terça-feira, 26 de maio de 2015
EM OBRA: CASA DOS RELOJOEIROS NORTHSHOPPING
APÓS ALGUNS ANOS, A FILIAL DA REDE ÓTICA CASA DOS RELOJOEIROS NO NORTHSHOPPING FORTALEZA DEIXARÁ O SEGUNDO PISO E OCUPARÁ UM NOVO PONTO NO PISO TÉRREO. O PROJETO DESTA LOJA PODE SER VISTO EM PROJ LOJA, AGO'2009.
OCUPANDO A ESQUINA EM UMA DOS ACESSOS LATERAIS DO SHOPPING, A LOJA DE 64M2 TERÁ REVESTIMENTO EM PORCELANATO POLIDO BIANCO (PISO, FACHADA LATERAL E PAREDE INTERNA) EM MIX COM ACABAMENTOS COMO VIDROS (INCOLOR E PRETO), AÇO INOX, ESPELHOS E MDFs NOS PADRÕES LACCA AD E AMADEIRADO. A ILUMINAÇÃO USARÁ LUMINÁRIAS COM A TECNOLOGIA LED.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
sexta-feira, 22 de maio de 2015
PROJ VARANDA: MINI-TERRAÇO VIRA CAMARIM
O PEQUENO TERRAÇO DE 1,45M2 E FORMATO IRREGULAR ANEXO À SUÍTE DO CASAL FOI CONVERTIDO EM MINI-CAMARIM.
PISO E MEIAS-PAREDES FORAM REVESTIDOS COM PORCELANATO 60X60 POLIDO COR CINZA CHUMBO - MAIS ECONÔMICO QUE O PRETO POLIDO E COM EFEITO SIMILAR.
O TOM ESCURO DEU PROFUNDIDADE AO EXÍGUO ESPAÇO E DIALOGA COM A PAREDE REVESTIDA EM VIDRO PRETO SOBRE A CAMA. A ÚNICA PAREDE RECEBEU ESPELHO PRATA BIZOTADO ATÉ O TETO, COMPONDO, COM UMA BANCADA TRIANGULAR DE VIDRO 12MM E UMA PRATELEIRA DE APOIO NO MESMO MATERIAL, O CANTO DE MAQUIAGEM.
AS JANELAS QUE FECHAM O TERRAÇO GANHARAM PAINÉIS SOLARES QUE DÃO PRIVACIDADE AO AMBIENTE. UM PUFE SERVE MOMENTÂNEAMENTE DE ASSENTO - A PROPOSTA ESPECIFICA UMA CADEIRA LOUIS GHOST TRANSPARENTE, A SER ADQUIRIDA.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
DESIGNER: JOAQUIM TENREIRO (1906/1992)
CONSIDERADO O PAI DO MOBILIÁRIO NACIONAL, O PORTUGUÊS JOAQUIM TENREIRO (1906/1992) ADOTOU O RIO DE JANEIRO EM 1928. EXÍMIO MARCENEIRO, TROUXE LEVEZA AO DESENHO DAS PEÇAS E TORNOU AS PROPORÇÕES MAIS CONFORTÁVEIS.
O ELEVADO PADRÃO DE QUALIDADE QUE IMPUNHA AOS PRODUTOS DE SUA OFICINA TORNARAM SUA PEÇAS RARIDADES DISPUTADAS POR COLECIONADORES - ELAS DEIXARAM DE SER PRODUZIDAS EM 1968, QUANDO O MESTRE DECIDIU SE DEDICAR APENAS ÀS ARTES PLÁSTICAS. ALGUNS DESTAQUES:
1. A 'CADEIRA DE TRÊS PÉS' FOI CRIADA EM 1947 PARA O CENÁRIO DE UMA PEÇA DO DRAMATURGO SILVEIRA SAMPAIO QUE TRATAVA DE UM TRIÂNGULO AMOROSO.
2. 'POLTRONA LEVE', DE 1942, ANO EM TENREIRO DESENHA TODO O MOBILIÁRIO DA CASA DO EMPRESÁRIO FRANCISCO INÁCIO PEIXOTO, EM CATAGUASES/MG, PROJETADA POR NIEMEYER.
3. 'CADEIRA DE EMBALO', DE 1947.(VER OBJETO DE DESEJO/MAR'15)
4. OUTRA 'CADEIRA DE EMBALO', TAMBÉM DE 1947, NA VERSÃO REVESTIDA COM PALHINHA. A PEÇA ERA O CARTÃO DE VISITAS DA OFICINA CARIOCA DO MESTRE, NA QUAL ELE SE SENTAVA PARA VER O CRISTO REDENTOR.
5. 'CADEIRA CURVA DE VARETAS', DE 1960. OUTRA PEÇA QUE RESGATA O REVESTIMENTO DE PALHINHA, UM DOS MÉRITOS DE TENREIRO, MAIS FRESCO E ADEQUADO A NOSSO CLIMA QUE OS ESTOFADOS DE TECIDO.
6. 'CADEIRA ESTRUTURAL', DE 1947.
7. 'CONJUNTO DE MESAS DE CENTRO E LATERAL' FEITAS COM JACARANDÁ TUBULAR E VIDRO, DE 1950.
8. 'CANAPÉ', ANOS 40, EM JACARANDÁ E PALHINHA.