UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
terça-feira, 31 de julho de 2012
PROJ SAÚDE: CENTRO CIRÚRGICO ODONTOLÓGICO DR. ANDRÉ FALCÃO
PROJETO DE CENTRO CIRÚRGICO INTEGRADO AO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO, COM ÁREA APROXIMADA DE 14M2 E ENTRADA INDEPENDENTE -A INTERLIGAÇÃO SE FAZ ATRAVÉS DO LABORATÓRIO.
O LAYOUT DO AMBIENTE É DEFINIDO PELA POSIÇÃO CENTRAL DA CADEIRA ODONTOLÓGICA -QUE RECEBEU NOVO REVESTIMENTO NO TOM NOZES. A PALETA DE CORES REDUZ-SE AO MARROM, BEGE E BRANCO, CRIANDO UMA ATMOSFERA SÓBRIA E RELAXANTE, MAIS PROPÍCIA ÀS INTERVENCÕES ALI REALIZADAS. NA PAREDE LATERAL DIREITA, UMA BANCADA SINUOSA DE GRANITO ACQUALUX (AILEC) COM CUBA DE INOX, TORNEIRA AUTOMÁTICA E ESPELHO (VID. J DA PENHA),TEM LIGAÇÃO DIRETA COM O LABORATÓRIO AO LADO: UMA ABERTURA EM GRANITO COM FECHAMENTO EM VIDRO. UM APORTA DE CORRER, FACEANDO A PORTA DE ENTRADA, INTERLIGA CENTRO CIRÚRGICO/ LABORATÓRIO/CONSULTÓRIO.
NA PAREDE OPOSTA, UMA GENEROSA BANCADA COM TAMPO DE GRANITO PREENCHE O ESPAÇO -COM ARMÁRIOS BAIXOS E UM PAINEL EMOLDURANDO A TV. TODO O MOBILIÁRIO (LAÉRCIO MÓVEIS) FOI EXECUTADO EM MDF COM REVESTIMENTO EXTERNO EM FORMICA PADRÃO CHERRY WP M 905, O MESMO USADO NO CONSULTÓRIO.
NAS PAREDES, PINTURA ACRÍLICA NA COR BRANCO ARTESÃO (CORAL)ENQUANTO O PISO TEM REVESTIMENTO PRÓPRIO PARA CENTROS CIRÚRGICOS: MANTA VINÍLICA IQ TORO SC, DA TARKETT (ARTEPISO), NO TOM BEIGE 1 691 -MUITO PRÓXIMO AO TOM DO GRANITO. ESSA SEMELHANÇA É, POR SINAL, VALORIZADA, NA LATERAL CHANFRADA DA BANCADA, ONDE O MONTANTE DE GRANITO TOCA O PISO VINÍLICO...
segunda-feira, 30 de julho de 2012
PROJ BANHEIRO: RES HILL DE MORAES
O PONTO DE PARTIDA NO PROJETO DO BANHEIRO DE QUARTO DE HÓSPEDES FOI A ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS. AS PAREDES, ENTÃO, RECEBERAM CERÂMICA INSEPA 24X59 ONDULATO GRECO -COM UM BELO RELEVO DE SUPERFÍCIE QUE VALORIZA O AMBIENTE. NO PISO, PORCELANATO 61X61 AREZZO BIANCO (METAL). O BOX DE CANTO (VID. J. DA PENHA) DEFINE O LAY-OUT -COM BACIA COM CAIXA DUO-FLUX DE UM LADO E BANCADA DE GRANITO ACQUALUX (AILEC)COM CUBA DE SEMI-ENCAIXE DECA DE OUTRO. A BANCADA,DE LINHAS RETAS, É ENCIMADA PELO ESPELHO BIZOTADO. A JANELA BASCULANTE EM ALUMÍNIO BRANCO E VIDRO CANELADO (WF ALUMÍNIOS) REGULA A ILUMINAÇÃO NATURAL ENQUANTO A LUMINÁRIA DE EMBUTIR QUADRADA COM DIFUSOR DE ACRÍLICO PARA LÂMPADAS PL E UM EMBUTIDO DIRECIONÁVEL COM LED PROVÊEM A ILUMINAÇÃO NOTURNA.
sábado, 28 de julho de 2012
ACHADO: PUFE POLLINA
DE DESIGN ARROJADO, O PUFE POLLINA ,CRIAÇÃO DE WERNER LOFFER, É PRODUZIDO EM ESPUMA COM REVESTIMENTO EM MALHA DE ALGODÃO. NA BENEDIXT, CUSTA R$ 1.971,00!
quinta-feira, 26 de julho de 2012
PROJ ILUMINAÇÃO: APTO. JOÃO CORDEIRO
O PROJETO LUMINOTÉCNICO, ELABORADO PELO ARQUITETO, TRABALHOU COM CENÁRIOS -VALORIZANDO ELEMENTOS, REAPROVEITANDO PEÇAS E ESPECIFICANDO O USO DE LEDS.
O ANTIGO PENDENTE DA SALA DE JANTAR FOI REALOCADO, SOB A FORMA DE PLAFOND, NO REBAIXO EFETUADO NO GÊSSO NO LIVING. NA PAREDE LATERAL, UMA LINHA DE EMBUTIDOS DIRECIONÁVEIS COM LEDS RESSALTA OS QUADROS E ENFATIZA A PROFUNDIDADE DO AMBIENTE. JÁ A PAREDE OPOSTA, CURVILÍNEA, GANHOU UMA PINTURA EM ESMALTE ALTO-BRILHO E OUTRA LINHA DE LEDS QUE VALORIZAM SEU FORMATO. SOB O MÓVEL BAIXO QUE 'ABRAÇA' A SUPERFÍCIE CURVA, UMA FITA DE LEDS NA SUA FACE INFERIOR REFORÇA O BALANÇO DA PEÇA.
NA SALA DE JANTAR, A SOBRIEDADE DO PAINEL RIPADO DE MADEIRA PREDISPUNHA AO USO DE UM PENDNEETE DE LINHAS MODERNAS -O MODELO ESCOLHIDO. COM EFEITO DE HALO DE LUZ, PRODUZ LÚDICOS REFLEXOS NO TETO E TEM SUA FACE INFERIOR PONTILHADA. SOBRE O APARADOR DE LACA PRETA, EMBUTIDOS PARA LED DESTACAM O ESPELHO BIZOTADO.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
TENDÊNCIA: SLOW DESIGN
NUMA CONJUGAÇÃO DA FILOSOFIA DO SLOW FOOD, LANÇADO EM 1986 PELO JORNALISTA ITALIANO CARLO PETRINI (VER NEURÔNIOS, ABRIL/2011), COM A TENDÊNCIA DO 'COCOONING', O SLOW DESIGN VEM EMBASAR ESSA PRIORIZAÇÃO DOS MOMENTOS DE RELAX DESFRUTADOS DENTRO DE CASA. O CONCEITO SE TRADUZ POR PEÇAS ARTESANAIS, SENSORIAIS, BEM-HUMORADAS E/OU POLIVALENTES.
A QUESTÃO PRINCIPAL É O TEMPO DE PRODUÇÃO -VALORIZA-SE O TRABALHO MANUAL MAS SEM PRESCINDIR DO PROCESSO INDUSTRIAL: A VIABILIDADE ECONÔMICA CONTINUA ESSENCIAL. O PROCESSO TORNA-SE MAIS ELABORADO -DO PROJETO À PRODUÇÃO E AO USO, PASSANDO POR UMA ADEQUADA ESCOLHA DAS MATÉRIAS-PRIMAS. O TOQUE HUMANO TORNA-SE, ASSIM, UM DIFERENCIAL -COMO NAS LUMINÁRIAS ETCH SHADE, DE TOM DIXON, QUE PODEM SER PERSONALIZADAS.
OU O PENDENTE TRUPET, DO COLETIVO SLOW HAND DESIGN -PARA REPRESENTAR COM FIDELIDADE AS LINHAS DA FLOR DO TROMBETEIRO, O RATTAN É CURVADO ARTESANALMENTE.
JÁ O TAPETE GIARDINO, DA PAOLA LENTI, ENVOLVE MATERIAIS DE ÚLTIMA GERAÇÃO MAS OS CADARÇOS ROXOS SÃO TRAMADOS À MÃO. O USO, COMO O NOME SUGERE, PODE SER INTERNO OU EXTERNO, OUTRA CARACTERÍSTICA DO MOVIMENTO.
A REINTERPRETAÇÃO DO PONTO CRUZ NA COLEÇÃO CANEVAS, DE CHARLOTTE LANCELOT PARA A ESPANHOLA GANDIA BLASCO -APESAR DA TECNOLOGIA EMPREGADA NA PRODUÇÃO, AS PEÇAS TRANSMITEM O ACOCHEGO E A SENSAÇÃO ARTESANAL INERENTE AOS BORDADOS.
A CHAISELONGUE SARONG, DA CRAFACTOR, REVERENCIA A EXCELÊNCIA
ARTESANAL TAILANDESA COM SUAS FORMAS VOLUPTUOSAS.
PRÁ FINALIZAR, A EPÍTOME DO PASSAR DO TEMPO -UMA RELEITURA
MINIMALISTA DA ANCESTRAL CADEIRA DE BALANÇO COM A POLTRONA DE BALANÇO FEDRO, DE LORENZO BOZZOLI PARA A DEDON...
segunda-feira, 23 de julho de 2012
OBJETO DE DESEJO: MESA PÉTALAS
JORGE ZALSZUPIN, ARQUITETO POLONÊS FORMADO NA ROMÊNIA, CHEGOU AO RIO EM 1949. EM 1959, JÁ CASADO E NATURALIZADO BRASILEIRO, CRIA A L'ATELIER, COM A PROPOSTA DE UM LUGAR PARA CRIAÇÕES CONJUNTAS E A PRODUÇÃO DE MÓVEIS -COMO AS POLTRONAS DINAMARQUESA, PAULISTANA E A MESA DE CENTRO PÉTALAS. PEÇAS QUE, HOJE, SÃO PRODUZIDAS PELA MARCENARIA ETEL CARMONA.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: JOGO DE JANELAS
PARA OTIMIZAR A VENTILAÇÃO, O JOGO DE JANELAS COM MODULAÇÃO 50X50 INCLUI USOS ESCALONADOS E SOBREPOSTOS -ALÉM DE SETEIRAS COM FECHAMENTO PIVOTANTE. A TRAMA DE ABERTURAS DÁ DINAMISMO E PERSONALIDADE AS FACHADAS INTERNAS DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
DESIGNER: THOMAS HEATHERWICK
NO CLIMA DE LONDRES 2012, DESTAQUE AQUI PARA OUTRO DESIGNER INGLÊS QUE TEM FREQUENTADO A MÍDIA ESPECIALIZADA: THOMAS HEATHERWICK. NASCIDO EM 1970, TEM O TRABALHO DIFERENCIADO PELO USO INOVATIVO DA ENGENHARIA E DOS MATERIAIS -COMO ATESTA O FOCO DO HEATHERWICK STUDIO, FUNDADO EM 1994: 'UNIR ARQUITETURA, DESIGN E ESCULTURA NUMA MESMA PRÁTICA'. ALGUNS EXEMPLOS DESSE CONCEITO:
- A ESCADA ESCULTURAL FEITA DE TERMOPLÁSTICO PARA A FILIAL NOVA-IORQUINA DA LONGCHAMPS. THE ROUTEMASTER -O NOVO DESIGN DOS ICÔNICOS ÔNIBUS DOUBLE-DECKERS LONDRINOS. O BANCO DE ALUMÍNIO EXTRUDADO. THE SEED CATHEDRAL -O PAVILHÃO INGLÊS NA WORLD EXPO 2010 EM XANGAI. REFERÊNCIA AOS BANCOS DE SEMENTES, 60000 DELAS ESTÃO GUARDADAS NOS TUBOS DE ACRÍLICO QUE DEFINEM A EDIFICAÇÃO. THE ROLLING BRIDGE (2004), EM PADINGTON BASIN, LONDRES. E, POR ÚLTIMO, O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DAS OLIMPÍADAS DE LONDRES: HEATHERWICK É O AUTOR DA BELÍSSIMA PIRA OLÍMPICA QUE COROOU A CERIMÔNIA DE ABERTURA -FORMADA POR PEQUENAS 204 PIRAS (CADA DELEGAÇÃO TINHA A SUA) QUE FORAM DISPOSTAS EM CÍRCULO NO CENTRO DO ESTÁDIO. CADA UMA DELAS ENCAIXADA A UMA HASTE METÁLICA. A MIRÍADE DE HASTES ENTÃO SE ELEVA E SE CONFORMA A PIRA OLÍMPICA. BELEZA PURA!
quarta-feira, 18 de julho de 2012
JOGO DE CORES: VINHO + CINZA + BRANCO
PARA DESTACAR A VARANDA E A PAISAGEM DALI DESCORTINADA, OPTOU-SE POR REVESTIR A MEIA-PAREDE DO GUARDA-CORPO COM PASTILHAS DE VIDRO VETROMANI NA COR VINHO (METAL), EM CONTRAPONTO AO CINZA DAS PAREDES E AO BRANCO DA CERÂMICA QUE REVESTE O PRÉDIO.
terça-feira, 17 de julho de 2012
NEURÔNIOS: "MY ARCHITECT: A SON'S JOURNEY"
'MY ARCHITEC: A SON'S JOURNEY' É UM DOCUMENTÁRIO DE LONGA-METRAGEM REALIZADO EM 2003 POR NATHANIEL KHAN, NO QUAL O DIRETOR RETOMA O PASSADO PARA ENTENDER SEU PAI ,O NOTÁVEL ARQUITETO LOUIS KHAN. UM DOS MESTRES DA ARQUITETURA MODERNA, KHAN MORREU EM 1974, POBRE E SOZINHO NUM BANHEIRO DA PENN STATION, EM NOVA YORK, VÍTIMA DE UM ATAQUE CARDÍACO. FILHO DO ARQUITETO COM A PAISAGISTA HARRIET PATTISON -UMA DE SUAS 3 MULHERES, COMO SE DESCOBRIU ENTÃO-, ELE EMPRREENDE UMA JORNADA DE CINCO ANOS QUE INCLUIU VISITAS AS EMBLEMÁTICAS OBRAS DO PAI E CONVERSAS COM ARQUITETOS COMO PHILIP JOHNSON, FRANK GEHRY E I.M.PEI. IMPERDÍVEL, PORTANTO.