UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
sexta-feira, 29 de abril de 2011
ANTES E DEPOIS: PERGOLADO IRL
O QUIOSQUE EXISTENTE NO PÁTIO FRONTAL DO INSTITUTO ESTAVA CONDENADO PELOS CUPINS. OPTOU-SE ENTÃO POR UMA SOLUÇÃO MAIS DEFINITIVA -CRIOU-SE UM PERGOLADO EM CONCRETO SOBRE BASE REVESTIDA DE PEDRA CARIRI. A NOVA EDIFICAÇÃO, MAIS ALTA E MARCANTE, É O PONTO FOCAL NA RENOVAÇÃO DA ÁREA, CUJO PAISAGISMO VALORIZARÁ AS ESPÉCIES EXISTENTES. UM ESTACIONAMENTO INTERNO ATENDERÁ AS NECESSIDADES DA INSTITUIÇÃO E TAMBÉM ÀS DOS FIÉIS DURANTE AS MISSAS DOS FINS-DE-SEMANA NA CAPELA.
ESPECIAL: FEIRA DE MILÃO 50 ANOS
ALGUNS DESTAQUES DA 50a. EDIÇÃO DA FEIRA DE MILÃO, O MAIS IMPORTANTE EVENTO DE DESIGN DO MUNDO.
1. POLTRONA STACKING THRONE, DO HOLANDÊS VAN WIERINGEN, CRESCE JUNTO COM O BEBÊ. BASTA DESENCAIXAR OS MÓDULOS DE ESPUMA, QUE SERVEM PARA BRINCAR.
2. SOFÁ SFATTO, DE FRANCESCO BINFARÉ PARA A ITALIANA EDRA: BRAÇOS E ENCOSTOS DOBRÁVEIS PARA CONFORTO TOTAL.
3. ESTANTE SHANGAI BY GIUSEPPE BAVUSO. PRATELEIRAS EM COMPOSIÇÃO GEOMÉTRICA FEITAS DE DUCTAL CEMENT (UM COMPOSTO DE FIBRAS ORGÂNICAS RECICLÁVEIS) EMOLDURADAS EM MADEIRA CARVALHO. IMPACTANTE, NÃO?
4. SOFÁ PLOUM, DOS IRMÃOS BOUROULEC PARA A LIGNE ROSSET.
5. UMA CRIAÇÃO DO CELEBRADO DESIGNER INGLÊS TOM DIXON: A FUN CHAIR.
6. DO DESIGNER SÉRGIO MATOS, AS POLTRONAS BALAIO SÃO EXECUTADAS COM CORDA DE RÊDE.
7. DA ESPANHOLA PATRICIA URQUIOPLA, O CLASSUDO SOFÁ GENTRY (MOROSO).
8. BOM HUMOR NUNCA É DEMAIS: A CADEIRA EXTEND, DE SJOERD VROONLAND PARA A MOOOI.
9. BELEZA E CONCISÃO: AS CADEIRAS MOON DE TOKUJIN YOSHIOKAI PARA A MOROSO.
10. UM DESIGN DE CHARLOTTE PERRIAND, C0-AUTORA DAS CELEBRADAS PEÇAS DE LE CORBUSIER: A CHAISE TOKYO PARA A CASSINA.
11. DUAS PEÇAS DE ARQUITETOS-DESIGNERS: A POLTRONA ALTAIR DE DANIEL LIBESKIND E A ESCULTURAL Z-CHAIR, DA ZAHA HADID. AMBAS PARA A EMPRESA SAWAYA & MORONI.
terça-feira, 19 de abril de 2011
BOM DESENHO: EAMES HANG-IT-ALL
CRIADO EM 1953 PELO CASAL CHARLES E RAY EAMES, O CABIDEIRO HANG-IT-ALL TROUXE COR E JOVIALIDADE À UM ELEMENTO MULTIUSO DE LONGA DURABILIDADE. COMO O NOME SUGERE, PODE-SE PENDURAR DE TUDO: JAQUETAS, MOCHILAS, BONÉS... NUMA VERSÃO MAIS SÓBRIA, A COR FOI SUBSTITUÍDA PELO TOM NATURAL DA MEDEIRA. UM CLÁSSIO DO DESIGN QUE A ONDA RETRÔ REVITALIZOU...
ILUMINAÇÃO: DA ROCINHA PARA MILÃO
14 PEÇAS DA COOPA-ROCA (WWW.COOPA-ROCA.ORG.BR), COOPERATIVA DA ROCINHA FUNDADA EM 1987 QUE CONTA COM MAIS DE 80 ARTESÃS LOCAIS, ESTIVERAM EXPOSTAS EM UM ESPAÇO EXCLUSIVO NO FUORISALONE DURANTE A 5Oa. EDIÇÃO DA FEIRA DE MILÃO, A MAIS IMPORTANTE FEIRA DE DESIGN DO MUNDO, ENCERRADA DOMINGO PASSADO. ENTRE AS PEÇAS, DESTAQUE PARA A LUMINÁRIA CRISTAL DE LUZ, FEITA COM CROCHÊ DE RÁFIA. NO PADRÃO RAMA E COM 50CM DE DIÂMETRO, CUSTA R$ 365,00.
DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: PASTILHAS
HIT NOS ANOS 50 E 60, REVESTIMENTO ÍCONE DO MODERNISMO, AS PASTILHAS GANHARAM UM REVIVAL E VOLTARAM A CENA -COM RELEITURAS DOS ANTIGOS FORMATOS QUE HAVIAM SÁIDO DE FABRICAÇÃO, COMO AS PASTILHAS CERÂMICAS RETANGULARES PRETAS USADAS NA COZINHA. OU AS PASTILHAS CERÂMICAS FOSCAS, COMO AS DO RODATETO DO LAVABO. ALÉM, CLARO, DAS CLÁSSICAS PASTILHAS DE VIDRO -COMO AS DE TOM AMARELO QUE REVESTE AS PAREDES DO LAVABO EM UMA CASA DE PRAIA; OU AS BRANCAS, USADOS NUMA PAREDE DE DESTAQUE DA COPA. EM VOGA TAMBÉM OS MIX DE CORES, COMO O USADO NOS BORDERS DO BANHEIRO -EM TONS DE VERDE. BELEZA E UM CERTO AR RETRÔ CONSOLIDAM AS PASTILHAS COMO UM REVESTIMENTO DIFERENCIADO.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
ADORNO: PEÇAS DECORATIVAS EM MADEIRA
SUSTENTABILIDADE: CAR SHARING
O ZAZCAR É A PRIMEIRA EMPRESA A TRAZER O CONCEITO DE CAR SHARING PARA O BRASIL. FUNCIONA ASSIM: O CLIENTE SE CADASTRA NO SITE, RECEBE EM CASA UM CARTÃO COM CHIP E ESCOLHE O DIA E A HORA EM QUE VAI USAR O CARRO. ENTÃO VAI ATÉ O ESTACIONAMENTO INDICADO PELO SITE, DESBLOQUEIA O VEÍCULO COM O CARTÃO, ENTRA E PEGA A CHAVE NO PORTA-LUVAS. DEPOIS DEVOLVE NO MESMO LUGAR E ESPERA A COBRANÇA NO CARTÃO DE CRÉDITO -AO PREÇO DE R$ 15,00 POR HORA. POR ENQUANTO SÃO APENAS 12 CARROS DISPONÍVEIS EM SÃO PAULO -O PLANO É CHEGAR A 100 EM 2011 E EXPANDIR PARA CURITIBA E RIO.
(FONTE: REVISTA PEGN)
JOGO DE CORES: AZUL, BRANCO E HAVANA
UMA PALETA DE CORES JUVENIL E MASCULINA PARA QUARTO DE ADOLESCENTE. AS PAREDES RECEBERAM DOIS TONS DE AZUL - UMA DELAS EM TOM DE AZUL MAIS INTENSO (BLUEBERRY 30BB 33/163, DA CORAL) EM CONTRAPONTO AS DEMAIS, EM UM TOM MAIS ABERTO (AZUL VELEIRO 30BG 57/149, DA CORAL). TETO E PISO SÃO BRANCOS, COMO BRANCO SÃO O PAINEL SOLAR (AGATEK) E O MOBILIÁRIO (EM UM MIX COM O TOM HAVANA DO CARVALHO LINHEIRO QUE REVESTE ALGUMAS PEÇAS).
quarta-feira, 13 de abril de 2011
BELA FORTALEZA: PALÁCIO DA ABOLIÇÃO
APÓS UMA REFORMA DE 16 MESES QUE CONSUMIU 23 MILHÕES DE REAIS, O PALÁCIO DA ABOLIÇÃO VOLTA A SER A SEDE DO GOVERNO DO ESTADO APÓS 25 ANOS, QUANDO O EX-GOVERNADOR LÚCIO ALCÂNTARA TRANSFERIU SEU GABINETE PARA O PALÁCIO IRACEMA, NO CAMBEBA. REINAUGURADO NO ÚLTIMO DIA 25 DE MARÇO (DATA DA ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ), A REFORMA DEVOLVEU À CIDADE UM DE SEUS MAIS EXPRESSIVOS CONJUNTOS ARQUITETÔNICOS.
CONSTRUÍDO EM 1970, O ARROJADO PROJETO DO ARQUITETO CARIOCA SÉRGIO BERNADES MESCLA ELEMENTOS DO BRUTALISMO PAULISTA -O MAUSOLÉU COM SEU BALANÇO AINDA SURPREENDENTE E A CAPELA TRIANGULAR, AMBOS EM CONCRETO APARENTE - COM UM RELEITURA MODERNISTA DA ARQUITETURA VERNACULAR TÍPICA DO ESTADO: O USO DA ESTRUTURA METÁLICA COM PERFIL REDONDO MIMETIZA AS CONSTRUÇÕES FEITAS COM TRONCOS DE CARNAÚBA. NA REFORMA, O FOSSO QUE CIRCUNDA O PALÁCIO TEVE O REVESTIMENTO ORIGINAL EM BASALTO SUBSTITUÍDO POR PASTILHAS CERÂMICAS 7X7 AZUIS, VALORIZANDO OS VOLUMES CONSTRUÍDOS. OS BELOS JARDINS, COM PROJETO DO PAISAGISTA FERNANDO CHACEL (APRENDIZ DE BURLE MARX) FORAM RECUPERADOS E GANHARAM ESCULTURAS.
NEURÔNIOS: 'DEVAGAR', DE CARL HONORÉ
EM 1986, INCONFORMADO COM A ABERTURA DE MAIS UMA LOJA DE FAST FOOD NO CENTRO HISTÓRICO DE ROMA, O JORNALISTA CARLO PETRINI DEU INÍCIO AO MOVIMENTO 'SLOW FOOD' -UMA VALORIZAÇÃO DOS PRAZERES DA BOA MESA, O QUE IMPLICA, CLARO, EM TEMPO PARA SABOREAR A COMIDA COM VAGAR. A REBOQUE DO SLOW FOOD SURGIRAM UMA SÉRIE DE OUTRAS APLICAÇÕES A IDÉIA DE DESACELERAR O RITMO DA VIDA: ESTAR COM QUEM SE GOSTA, EDUCAR OS FILHOS SEM TIRANIA DE HORÁRIOS E ATIVIDADES EXCESSIVAS, DE SE TER TEMPO PARA SI OU PARA SIMPLESMENTE NÃO FAZER NADA.
CARL HONORÉ, EM SEU LIVRO 'DEVAGAR-COMO UM MOVIMENTO MUNDIAL ESTÁ DESAFIANDO O CULTO DA VELOCIDADE'(ED. RECORD), QUESTIONA O CULTO A VELOCIDADE QUE VIVEMOS NO PRESENTE E PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE A QUE DESTINAMOS O NOSSO TEMPO. AO CONTRÁRIO DO QUE POSSA PARECER, O AUTOR NÃO DEFENDE QUE AS PESSOAS DEVAM DESACERELAR SEMPRE, MAS QUE DEVAM TER O DIREITO DE DETERMINAR O SEU PRÓPRIO TEMPO. HONORÉ SUGERE QUE DEVAMOS REDUZIR O PASSO E ENCONTRAR UM TEMPO JUSTO PARA CADA AFAZER, POIS ASSIM CONSIGUIRÍAMOS EQUILIBRAR PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA.
ENTRE ASPAS : CARL HONORÉ
"VIVER COM PRESSA NÃO É VIVER - É SOBREVIVER."
CARL HONORÉ, AUTOR DE 'DEVAGAR-COMO UM MOVIMENTO MUNDIAL ESTÁ DESAFIANDO O CULTO DA VELOCIDADE' (EDITORA RECORD)
CARL HONORÉ, AUTOR DE 'DEVAGAR-COMO UM MOVIMENTO MUNDIAL ESTÁ DESAFIANDO O CULTO DA VELOCIDADE' (EDITORA RECORD)
FORTALEZA, 285 ANOS!
O DIA COMEÇOU CHUVOSO NO ANIVERSÁRIO DE 285 ANOS DE NOSSA BELA CIDADE -UM DIA ANTES, NA MADRUGADA DE SEGUNDA PARA TERÇA, REGISTROU-SE A MAIOR CHUVA DO ANO: 137 MM! COM INÚMEROS PROBLEMAS A SOLUCIONAR, A CIDADE, CONTUDO, OFERECE UMA RIQUEZA DE ATRATIVOS -NATURAIS E CONSTRUÍDOS- QUE PERMITEM VISLUMBRAR UMA METRÓPOLE AINDA MAIS ATRATIVA E PUNJANTE. PARA ILUSTRAR, UMA FOTO DE UM DOS VETORES DE CRESCIMENTO DA CIDADE,A PRAIA MANSA, UMA ÁREA AINDA VEDADA AO USUFRUTO DA POPULAÇÃO MAS QUE RETÉM UM POTENCIAL URBANÍSTICO FANTÁSTICO.