sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROJ RESIDENCIAL: APTO. DOM EXPEDITO LOPES 2











PROJETO DE AMBIENTAÇÃO PARCIAL ENVOLVENDO DUAS SUÍTES, LAVABO E HALL DO ELEVADOR. NO DORMITÓRIO DE HÓSPEDES, A CABECEIRA RIPADA COM CRIADOS SUSPENSOS FOI EXECUTADA COM MDF PADRÃO LINHEIRO MEL. NO QUARTO DA PROPRIETÁRIA, OPTOU-SE PELO MDF NO PADRÃO TEKA ÁRTICO (BRANCO COM RAJADAS CINZA CLARO) PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO PROGRAMA -ESPECIALMENTE OS MÓDULOS DISPOSTOS SOB A JANELA: ELES ACOMODAM A COLEÇÃO DE SAPATOS, JUNTAMENTE COM O ARMÁRIO SUSPENSO LATERAL. A CEBECEIRA RIPADA COM CRIADOS SUSPENSOS ENVOLVE A CAMA-BOX E DÁ PROFUNDIDADE AO AMBIENTE.

O PAINEL SUSPENSO NA PAREDE EM FRENTE À CAMA RECEBE A TV DE 32" E OS EQUIPAMENTOS SEM ATRAVANCAR A CIRCULAÇÃO. O GUARDA-ROUPA EXISTENTE GANHOU NOVO REVESTIMENTO NAS PORTAS, DANDO UNIDADE AO ESPAÇO. NA JANELA, A TELA BLECAUTE CORREDIÇA (AGATEK) GANHARÁ PAINÉIS DE TRAMA RÚSTICA ENQUANTO A PAREDE SOBRE A CAMA SERÁ ADORNADA COM UMA ESCULTURA EM FERRO BATIDO TRAZIDA DE TIRADENTES-MG.

O LAVABO GANHOU NOVO REVESTIMENTO NAS PAREDES ENQUANTO O PISO E A BANCADA EM GRANITO FORAM RECUPERADOS. PARA ADICIONAR DRAMATICIDADE AO REDUZIDO AMBIENTE, CRIOU-SE UM TETO CURVO DE GÊSSO PARA DISFARÇAR UMA JANELA MÁ POSICIONADA. SOB ELE, O ESPELHO RECOBRE TODA A PAREDE -E UMA NOVA CUBA DE SOBREPOR ENCOBRIU A ANTIGA.

NO HALL DO ELEVADOR, O BRANCO DOMINA O ESPAÇO, VALORIZADO POR SUTIS DIFERENÇAS DE TEXTURA E BRILHO. A NOVA PORTA PRINCIPAL TEM SUPERFÍCIES BRILHANTES E FOSCAS (MDF PADRÃO COURO BRANCO) ENQUANTO O RODAPÉ ALTO EMOLDURA O REVESTIMENTO DE PAPEL DE PAREDE ONDULADO (LÚCIA DECORAÇÕES). SOBRE O PISO ORIGINAL DE GRANITO, TAPETE DA ADROALDO TAPETES.

BOM DESENHO: POLTRONA LINNA BY JADER ALMEIDA



OUTRA PEÇA DE AUTORIA DO DESIGNER JADER ALMEIDA, A POLTRONA LINNA GANHOU PRATA NA CATEGORIA CASA DO PRÊMIO IDEA BRASIL DE 2010. BELA E AMPLA, A POLTRONA É UM CONVITE AO RELAXAMENTO...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MEMÓRIA URBANA: ATERRO DO FLAMENGO


UM REGISTRO DA IMPLANTAÇÃO DO ATERRO DO FLAMENGO, COM O ATERRAMENTO DA PRAIA PARA A CRIAÇÃO DO ESPETACULAR PROJETO PAISAGÍSTICO DE ROBERTO BURLE MARX QUE REDEFINIU A ORLA DA CIDADE MARAVILHOSA. COMO TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA, SIMPLESMENTE PELÉ!

ACHADO: MESA DE APOIO STEVIA


PEÇA CORINGA EM QUALQUER AMBIENTAÇÃO, UMA MESA DE APOIO COMO A STEVIA, DO DESIGNER JADER ALMEIDA , NÃO PASSA DESPERCEBIDA - COM SUAS LINHAS ELEGANTES ENFATIZADAS PELO TOM VERMELHO.

PRANCHETA: APICUM MEDICAL CENTER









PROJETO PARA EDIFÍCIO COMERCIAL NO BAIRRO DE APICUM, EM SÃO LUÍS (MA) -DADA A CONCENTRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS EXISTENTES NO ENTORNO (SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, HOSPITAL PORTUGUÊS, HOPSITAL DO CORAÇÃO...), O PÚBLICO-ALVO SERIAM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE: MÉDICOS, DENTISTAS, FISIOTERAPEUTAS, PSICÓLOGOS,ETC. AO TODO SERIAM 99 SALA-TIPO, COM ÁREA PRIVATIVA DE 25,20M2, DISTRIBUÍDAS EM NOVE PAVIMENTOS. NO TÉRREO, DUAS ÁREAS DE LOCAÇÃO PODERIAM ABRIGAR LOJAS DE PRODUTOS MÉDICOS, LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS OU CLÍNICAS QUE DEMANDEM UM ESPAÇO MAIOR. REVESTIMENTOS PROPOSTOS: FACHADAS EM CERÃMICA BRANCA 10X10, ESQUADRIAS DE PVC COM FECHAMENTO EM VIDRO VERDE, MARQUISE E VOLUMES VERTICAIS NAS FACES LESTE E OESTE EM ALUMÍNIO BRONZE. O ESTUDO INCLUIU AINDA UMA PROPOSTA DE UMA ENTRADA ADICIONAL LATERAL, TIRANDO PROVEITO DA DECLIVIDADE DO TERRENO E DA POSIÇÃO DO LOTE (DE ESQUINA).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ILUMINAÇÃO: BACKLIGHT EM BARRISOL





A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO DA MEMBRANA TENSIONÁVEL FRANCESA BARRISOL PROMETE INFINITAS POSSIBLIDADES NO USO DA ILUMINAÇÃO EM BACKLIGHT. A LÂMINA, COM UMA GAMA DE 90 CORES, POSSIBILITA TRABALHOS EM 3D, FORROS, ISOLAMENTO ACÚSTICO E PAREDES COM INCLINAÇÃO E CURVATURAS DIVERSAS. MALEÁVEL, FÁCIL DE MOLDAR E,AO MESMO TEMPO, BASTANTE RESISTENTE, TAMBÉM É ECOLÓGICO E 100% RECICLÁVEL. UMA DAS APOSTAS DE USO É COMO REBAIXAMENTO DE TETO, EM SUBSTITUIÇÃO AO GÊSSO. COMBINADO COM O USO DA ILUMINAÇÃO EM BACKLIGHT, O EFEITO É FANTÁSTICO -COMO SE PODE VER PELAS FOTOS DE PROJETOS COMO NUMA LOJA DE ROUPAS NO CANADÁ, NUM LOUNGE NA 02 ARENA DE LONDRES, NO NOVO MUSEU MAXXI DE ROMA OU NO FOYER DA ÓPERA DE OSLO. SEGURAMENTE, A IMAGINAÇÃO -E O BOLSO- SÃO OS LIMITES...

SUSTENTABILIDADE: ILUMINAÇÃO NATURAL




INSPIRADO NOS PRISMAS QUE, ANTES DO ADVENTO DA LÂMPADA ELÉTRICA, ERAM USADOS PARA REFLETIR OS RAIOS SOLARES E ILUMINAR INTERIORES, USA-SE AGORA A CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO DE LUZ DAS FIBRAS ÓTICAS PARA A CAPTAÇÃO E O TRANSPORTE DA LUZ NATURAL. UM LANÇAMENTO DA EMPRESA SUECA PARANS PODE TRANSMITIR A LUZ POR ATÉ 20M, SEM PERDA DE INTENSIDADE -PRESERVANDO INCLUSIVE AS VARIAÇÕES DE COR CAUSADAS POR NUVENS OU PELO MOVIMENTO DO SOL. ALÉM DA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA, IMPLICA MAIS CONFORTO PARA OS USUÁRIOS, JÁ QUE O CORPO HUMANO REAGE MELHOR ÀS FREQUÊNCIAS MÚLTIPLAS DA LUZ SOLAR QUE À CONSTÂNCIA DA LUZ ARTIFICIAL. O SISTEMA CONTA COM FILTROS INFRAVERMELHOS E ULTRAVIOLETA E A COMPLEXIDADE DA INSTALAÇÃO EQUIVALERIA À DE UMA ÂNTENA PARABÓLICA.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: PRATELEIRA-MARQUISE




NA IMPOSSIBILIDADE DE REBAIXAMENTO DO TETO PARA A REDISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS DE LUZ, OPTOU-SE PELA CRIAÇÃO DE UMA PRATELEIRA-MARQUISE SOBRE A BANCADA DE ESTUDO. COM EXTREMIDADE CURVA SEMELHANTE À UMA ASA DE AVIÃO , A PEÇA EM MDF FORMICADA FOI ALOCADA ACIMA DA JANELA, RECEBENDO OS SPOTS DE EMBUTIR PARA LÂMPADAS DE LEDS. INDO DE PAREDE À PAREDE, EMOLDURA A JANELA E COMPÕE COM AS PRATELEIRAS INFERIORES EM FORMA DE L, DANDO EQUILÍBRIO E BELEZA AO CONJUNTO.

CURIOSIDADE: O GAUDÍ DE ROMA







TAL QUAL GAUDÍ EM BARCELONA, O ARQUITETO FLORENTINO GINO COPPEDÈ, PROJETOU UM BAIRRO INTEIRO EM ROMA -O QUARTIERE COPPEDÈ. SITUADO NO DISTRITO DE TRIESTE, AO NORTE DA CAPITAL ROMANA, SUA CONSTRUÇÃO TEVE ÍNICIO EM 1913, FOI SUSPENSA DURANTE A PRIMEIRA GUERRA E TEVE OS PRINCIPAIS EDIFÍCIOS FINALIZADOS EM 1921. MORTO EM 1927, COPPEDÈ NÃO CHEGOU A VER SUA FANTASIA ARQUITETÔNICA COMPLETA -SEU FILHO A CONCLUIU: SÃO 45 ESTRUTURAS NUMA ÁREA DE 31.000M2 QUE APRESENTAM UM MIX DE ESTILOS ARQUITETÔNICOS -GRECO ANTIGO, BARROCO ROMANO, MEDIEVAL- TÍPICO DO ECLETISMO ENTÃO VIGENTE. CURIOSIDADE: NO BRASIL, ELE PROJETOU A BASÍLICA DE NAZARÉ (1909), EM BELÉM, QUE GANHA IMPORTÂNCIA POR SER SUA ÚNICA OBRA SACRA. COPPEDÉ NUNCA VISITOU O BRASIL, MAS ENVIOU DA ITÁLIA O PROJETO DETALHADO.
(FONTE: REVISTA VIAGEM & TURISMO)

JOGO DE CORES: BRANCO, PRETO E LARANJA

SEGUNDO O FENG-SHUI, O LARANJA, POR SER UMA MISTURA DE AMARELO E VERMELHO, REPRESENTA FELICIDADE E PODER - ALÉM DE ESTIMULAR O APETITE.

NEURÔNIOS: CAPITAL -SÃO PAULO E SEU PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO











UM PRIMOROSA SELEÇÃO DE IMAGENS DE 101 EDIFÍCIOS ICÔNICOS DA ZONA CENTRAL DA MAIOR METRÓPOLE SUL AMERICANA. AO CUSTO DE R$ 68,00 SÓ PODE SER ADQUIRIDO PELA NET: www.operaprimacultural.com.br. JÁ PARA ENTENDER A EVOLUÇÃO DE SÃO PAULO, NADA MELHOR QUE MERGULHAR NAS PÁGINAS DE 'A CAPITAL DA SOLIDÃO'(OBJETIVA/2003), DO ROBERTO POMPEU DE TOLEDO.
RELAÇÃO DE FOTOS:
1. ANTIGA ESCOLA NORMAL, HOJE SECRETÁRIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO, NA PÇA DA REPÚBLICA.PROJETO DE RAMOS DE AZEVEDO.
2. PALACETE SÃO PAULO (1924), DO ENGO. NESTOR DALE CAUBY, NA PÇA DA SÉ.
3. ANTIGA SEDE DO MASP, NO PRÉDIO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS, DE ASSIS CHATEAUBRIAND.
4. OS PRIMEIROS DUPLEX DA CIDADE, ED. EIFFEL (1956), DE OSCAR NIEMEYER, NA PÇA DA REPÚBLICA.
5. ANTIGO BANCO DE SÃO PAULO, NA PÇA ANTÔNIO PRADO.
6. ED. CONDE FRANCISCO MATARAZZO, NO VIADUTO DO CHÁ -ATUAL SEDE DA PREFEITURA PAULISTANA.
7. ANTIGO MARIAM PALACE HOTEL, NA AV. CÁSPER LÍBERO.
8. CASA PALMARES, NA RUA BOA VISTA.
9. CATEDRAL METROPOLITANA DE SANT'ANA, NA PÇA DA SÉ.
10. DETALHE DO PALACETE CERVANTES, NA RUA BENJAMIN CONSTANT