UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
PROJETO: INSTITUTO ROCHA LIMA
PROJETO DE RETROFIT DESENVOLVIDO PARA INSTITUIÇÃO FUNDADA EM 1913, COM O OBJETIVO DE ADEQUAÇÃO DOS GENEROSOS ESPAÇOS AO NOVO USO : CRECHE PRÉ-ESCOLA QUE ATENDERÁ CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 E 5 ANOS DE IDADE. O PROJETO OBEDECEU NORMAS DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REFERENTES AOS REVESTIMENTOS E USOS PRETENDIDOS. COM UM ORÇAMENTO LIMITADO, BUSCOU-SE OTIMIZAR OS ESPAÇOS COM SOLUÇÕES PRÁTICAS, ECONÔMICAS E CONVIDATIVAS. AS SALAS GANHARAM MEIA-PAREDE REVESTIDA EM CERÂMICA 10X10 - O MESMO QUE REVESTE AS PAREDES DA CIRCULAÇÃO QUE ENVOLVE O PÁTIO QUADRANGULAR, NO CENTRO DO QUAL ESTÁ O PAVILHÃO MULTIUSO. O PISO DESSAS ÁREAS FOI PADRONIZADO , ADOTANDO-SE, CONFORME RECOMENDADO, O PISO INDUSTRIAL -QUE DEU UNIDADE AOS AMPLOS ESPAÇOS. OS BANHEIROS FORAM REFORMADOS E ADAPTADOS À NOVA CLIENTELA. E O USO DA COR TROUXE DINAMISMO E ALEGRIA, ALÉM DE VALORIZAR A IMPONÊNCIA DA EDIFICAÇÃO ORIGINAL. AS FACHADAS EXTERNAS GANHARAM O TOM TERRACOTA COM DETALHES EM BRANCO. INTERNAMENTE, AS PAREDES VOLTADAS PARA O PÁTIO GANHARAM O TOM DAMASCO, CONTRASTANDO COM OS TONS DE AZUL DAS CERÂMICAS E DAS ESQUADRIAS -ORIGINAIS, FORAM RECUPERADAS E TINGIDAS COM ESMALTE Á BASE DE ÁGUA NO TOM AZUL MAR. AS SALAS E DEMAIS SETORES TEM CORES DIFERENCIADAS, INDICATIVAS DO USO.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
TENDÊNCIA: MOBILIÁRIO DE ARQUITETO 1
FRUTO DA ABRANGÊNCIA INERENTE AO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ARQUITETO, AS VEZES O PROCESSO CRIATIVO DESCE À DETALHES COMO O PRÓPRIO MOBILIÁRIO QUE IRÁ PREENCHER OS ESPAÇOS CONCEBIDOS. UMA AMOSTRA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS POR ESSE 'SERVIÇO EXTRA' AO LONGO DO TEMPO:
- EM 1958, PAULO MENDES DA ROCHA CRIOU A CADEIRA PAULISTANO PARA SEU PRIMEIRO GRANDE PROJETO - O CLUB ATHLETICO PAULISTANO.
- O ARQUITETO ESCOCÊS CHARLES RENNIE MACKINTOSH (1868/1928) DESENVOLVEU MOBILIÁRIO ESPECÍFICO PARA MUITOS DE SEUS PROJETOS, COMO OS DA HILL HOUSE EM HELENSBURGH (1902/03).
- OSCAR NIEMEYER DESENVOLVEU PEÇAS ICÔNICAS PARA ADORNAR SEUS PALÁCIOS DE BRASÍLIA.
- MIES VAN DER ROHE ADORNOU O PAVILHÃO ALEMÃO NA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE BARCELONA, EM 1929, COM OS CÉLEBRES BANCOS E CADEIRAS FEITOS COM BARRAS DE AÇO CROMADAS E FORRADOS COM ALMOFADAS DE COURO BRANCO.
- FRANK LLOYD WRIGHT (1867/1959) TAMBÉM CRIOU O MOBILIÁRIO DE SEUS PROJETOS -EM ESPECIAL PARA AS SUAS PRAIRIE HOUSES, NOS ARREDORES DE CHICAGO.
PROJ LOJA: DESIGN SPACE - LOJA / ATELIER DE ARQUITETURA
PROJETO DE MIX DE LOJA/ATELIER DE ARQUITETURA EM UM ANTIGO APARTAMENTO TÉRREO CONVERTIDO EM PONTO COMERCIAL EM PLENA AV. DOM LUÍS. A VARANDA ORIGINAL FOI PARCIALMENTE ELEVADA, DANDO LUGAR A VITRINE -FECHADA COM ESTRUTURA METÁLICA NA COR BEGE. A PORTA DE ENTRADA LATERAL É ALCANÇADA APÓS UM LANCE DE 3 DEGRAUS DE PARALELEPÍPEDOS, O REVESTIMENTO DO PÁTIO FRONTAL/ESTACIONAMENTO. O MURO LATERAL GANHOU UMA ELEGANTE CURVATURA PARA RECEBER A LOGOMARCA DA EMPRESA, EM FORMA DE ELIPSE. OS TONS FORTES CARACTERIZAM A PROPOSTA -TERRACOTA, VERDE E BEGE SÃO AS CORES OFICIAIS. INTERNAMNETE, A IDÉIA É OUSAR NOS MATIZES QUE TINGEM CADA UM DOS AMBIENTES. NO AMPLO SALÃO PRINCIPAL, O TETO INCLINADO VALORIZA O ESPAÇO E CONDUZ AOS AMBIENTES POSTERIORES. A ANTIGA COZINHA FOI CONVERTIDA EM COPA/BAR E ABERTA PARA O SALÃO, ENQUANTO A ÁREA DE SERVIÇO TRANSFORMOU-SE EM ÁREA TÉCNICA.
OPINIÃO: A PRAIA MANSA COMO PÓLO DE LAZER
FELIZMENTE O BOM SENSO SE IMPÔS! VENCIDO PELO CLAMOR POPULAR E PELO PARECER CONTRÁRIO DAS ENTIDADES DE CLASSE (IAB, CREA, ...), O GOVERNO ESTADUAL GANHOU A CESSÃO DA ÁREA DA PRAIA MANSA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM COMPLEXO DE LAZER DIGNO DO POTENCIAL TURÍSTICO DE NOSSA BELA CIDADE.
A ÁREA ENVOLVIDA É ENORME. MEDINDO CERCA DE 167.000 M2, ALGO EQUIVALENTE À DEZESSEIS QUARTEIRÕES, É TRÊS VEZES MAIOR QUE O ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA. PELO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE 2009, BOA PARTE DELA É CLASSIFICADA COMO ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 2, COM USOS RESTRITOS AO TURISMO ECOLÓGICO, ESTUDOS E PESQUISAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E USUFRUTO DAS PRAIAS E DA BELEZA CÊNICA DO LUGAR.
IMPORTANTE É CONSIDERAR A REGIÃO COMO UM TODO, JÁ CONSIDERANDO A TRANSFERÊNCIA DO PARQUE DE TANCAGEM PARA O PECÉM, A VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES DO TITANZINHO E SERVILUZ, O FAROL VELHO, A NOVA LINHA DE VLT QUE LIGARÁ A BEIRA-MAR AO CASTELÃO, A NOVA PONTE SOBRE O RIO COCÓ E A RECENTE RETOMADA IMOBILIÁRIA NA PRAIA DO FUTURO APÓS ANOS DE ABANDONO...
OS EXEMPLOS SÃO MUITOS : ZONAS PORTUÁRIAS EM TODO O MUNDO JÁ PASSARAM POR ESSE PROCESSO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA,. AS PECULIARIDADES GEOGRÁFICAS DA NOSSA PRAIA MANSA MERECEM UMA ABORDAGEM CUIDADOSA E PRECISA. UM CONCURSO ARQUITETÔNICO DE IDÉIAS É A FERRAMENTA IDEAL PARA ISSO. FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
ESPECIAL : ESCADAS
MARCANTE ELEMENTO ARQUITETÔNICO, AS ESCADAS FAZEM MAIS QUE SIMPLESMENTE INTERLIGAR NÍVEIS DIFERENTES. ALÉM DO DESENHO DA MESMA, QUE PODE ADQUIRIR ARES ESCULTURAIS, O PRÓPRIO PERCURSO E AS VISUAIS QUE ELE PERMITE DESCORTINAR SÃO PONTOS A CONSIDERAR NA ELABORAÇÃO DE SEU PROJETO.
NO PROJETO PARA A SEDE DE UMA HOLDING EMPRESARIAL EM SÃO LUÍS (MA), OPTOU-SE POR UMA ESCADA METÁLICA PARA VENCER OS CINCO ANDARES DO NOVO ANEXO. COM OS PATAMARES CURVOS EM BALANÇO, A ESTRUTURA GANHOU UM PORTE ESCULTURAL. UMA OUTRA ESCADA, DE ALVENARIA, DÁ ACESSO AO CASARÃO RENOVADO, VENCENDO O DESNÍVEL EM RELAÇÃO À AVENIDA - E VALORIZANDO O CONJUNTO.
NO PROJETO PARA UMA RESIDÊNCIA ASOBRADADA, A ESCADA DE ACESSO RECEBEU REVESTIMENTO DE GRANITO E GUARDA-CORPO DE AÇO INOX NA LATERAL EM QUE É SOLTA DA PAREDE - EFEITO CUJA COR, TEXTURA E A ILUMINAÇÃO DE BAIXO PARA CIMA ENFATIZAM.
MESMO QUANDO A ESCADA RESTRINGE-SE A POUCOS DEGRAUS, O EFEITO SE MANTÉM -SEMPRE QUE POSSÍVEL, SOLTO AS EDIFICAÇÕES DO CHÃO -RECURSO QUE LHES ESPRESTA IMPONÊNCIA E UMA MAIOR RIQUEZA VISUAL. CASO DA CASAS , CUJOS PAVILHÕES DE LAZER SITUAM-SE ACIMA DO DECK DA PISCINA. OU DA CASA DE PRAIA, CUJA VARANDA ELEVADA TIRA PROVEITO DO RELEVO DO TERRENO.
CURIOSIDADE: O INVENTOR DAS BIKES PÚBLICAS
MUITO MAIS QUE UM CICLOATIVISTA, O HOLANDÊS LUUD SCHIMMELPENNINK, 73, SEMPRE FOI UM HOMEM DA CONTRACULTURA. PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE E COM O CRESCIMENTO DESENFREADO DA SOCIEDADE DE CONSUMO, ELE CRIOU O GRUPO PROVO NOS IDOS DA DÉCADA DE 60. A IDÉIA ERA PROVOCAR A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES SEM O USO DE NENHUMA VIOLÊNCIA -E, SE POSSÍVEL, COM BOA DOSE DE HUMOR.
EM 1964, LUDD E OS PROVOS, PREOCUPADOS COM O TRÂNSITO DE AMSTERDAM, PROPUSERAM AO GOVERNO UM PROJETO DE FECHAR O CENTRO DA CIDADE PARA VEÍCULOS PARTICULARES, O QUE ALIVIARIA 40% DO TRÁFEGO. PARA AJUDAR A POPULAÇÃO, MAIS DE 20 MIL BICICLETAS SERIAM DISTRIBUÍDAS PELAS RUAS, PARA SEREM COMPARTILHADAS.
A PROPOSTA FOI NEGADA PELAS AUTORIDADES, MAS LUDD RESOLVEU IR ADIANTE: TRAÇOU E COLOCOU EM PRÁTICA AQUILO QUE SE TORNOU O MAIS IMPORTANTE MANIFESTO DOS PROVOS -O PLANO DAS BICICLETAS BRANCAS. LUDD, QUE ERA DESIGNER, IMAGINOU TODA UMA HISTÓRIA: PINTAR 50 BIKES DE BRANCO E ESPALHÁ-LAS PELA CIDADE. O PLANO NÃO CHEGOU A DURAR LONGOS ANOS, MAS FOI TÃO BEM SUCEDIDO QUE SERVIU DE BASE PARA O QUE HOJE CONHECEMOS COMO BICICLETAS PÚBLICAS OU DE ALUGUEL , TÃO EM VOGA NAS CAPITAIS EUROPÉIAS.
(FONTE: REVISTA VIDA SIMPLES)
SUSTENTABILIDADE: VÁ DE BIKE!
BERLIM TEM UMA DAS NOITES MAIS MOVIMENTADAS DO MUNDO. NESSA EFERVESCENTE VIDA BOÊMIA, UM DETALHE QUE CHAMA A ATENÇÃO DOS VISITANTES É A AUSÊNCIA DE SERVIÇOS DE MANOBRISTAS NAS PORTAS DAS BALADAS. NA CIDADE MAIS POPULOSA DA ALEMANHA, COM 3,4 MILHÕES DE HABITANTES, NO LUGAR DE VALETS HÁ INÚMERAS BICICLETAS ESPERANDO SEUS DONOS VOLTAREM DEPOIS DE MUITAS CERVEJAS- PEDALAR BÊBADO, POR SINAL, FAZ PARTE DA VIDA BERLINENSE! GRAÇAS A UMA SÉRIE DE POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLANTADAS HÁ MAIS DE DEZ ANOS, A CIDADE CONTA HOJE COM UMA TOTAL DE 775KM DE CICLOVIAS -QUASE 34 VEZES MAIS QUE SÃO PAULO, CUJA POPULAÇÃO É TRÊS VEZES MAIOR! ESTIMA-SE QUE A METRÓPOLE ALEMÃ TENHA 500.000 USUÁRIOS DE BIKERS, CORRESPONDENDO Á QUASE 10% DO TRÁFEGO.
FELIZMENTE, OS BERLINENSES NÃO SÃO OS ÚNICOS QUE TRANSFORMARAM A BICICLETA NUM VEÍCULO PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO E, DE QUEBRA, CRIAR UMA ROTINA MAIS SAUDÁVEL. ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, O CICLISMO AJUDA A MELHORAR A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA, ALÉM DE TRABALHAR OS MÚSCULOS DAS PERNAS. ENQUANTO BERLIN VIROU UM EXEMPLO MUNDIAL DE ADAPTAÇÃO AOS CICLISTAS DE UMA GRANDE CIDADE COM FORTE CULTURA AUTOMOBILÍSTICA, COPENHAGUE (DINAMARCA), FICOU CONHECIDA COMO O LUGAR ONDE SE REALIZA A EXPERIÊNCIA MAIS RADICAL DE USO DE BIKES NO TRÂNSITO URBANO: ELAS JÁ RESPONDEM POR 40% DO TRÁFEGO! PARA FACILITAR A VIDA DOS CICLISTAS FORAM CRIADOS ESTACIONAMENTOS, PONTES EXCLUSIVAS E VAGÕES ESPECIAIS NO METRÕ. AMSTERDAM, NA HOLANDA, TEM UMA POLÍTICA PÚBLICA BEM PARECIDA. SUAS RUAS ESTREITAS E CANAIS SÃO LIMITAÇÕES REAIS AO FLUXO DE VEÍCULOS -TAMBÉM LÁ AS BIKES RESPONDEM POR 40% DO TRÁFEGO URBANO. PARIS É OUTRA GRANDE METRÓPOLE QUE INVESTIU PESADO NESSE SALUTAR MEIO DE TRANSPORTE. LÁ, A CADA 300 METROS SE TOPA COM UMA ESTAÇÃO DE BICICLETAS PÚBLICAS -É PEGAR UMA MAGRELA NUMA ESTAÇÃO E LARGAR NA OUTRA... O PROGRAMA VELIB, CONTRAÇÃO DAS PALAVRAS VÉLO (BICICLETA) E LIBERTÉ (LIBERDADE), É O MAIOR QUE EXISTE NO GÊNERO MAIS A IDÉIA JÁ ESPALHOU-SE PELA ESPANHA (BARCELONA E SEVILHA), PELOS PAÍSES NÓRDICOS (ESTOCOLMO, OSLO E HELSIKI), PELA ÁUSTRIA (VIENA), PELOS ESTADOS UNIDOS (WASHINGTON)...
NA AMÉRICA DO SUL, O MELHOR EXEMPLO É BOGOTÁ. EM MENOS DE SEIS ANOS, A CIDADE GANHOU MAIS DE 300KM DE CICLOVIAS, EQUIPADAS COM BICICLETÁRIOS. O USO DE BIKES JÁ RESPONDE POR 6,5% DAS VIAGENS DIÁRIAS NA CIDADE. NO BRASIL, HÁ PROJETOS VAGOS FALANDO SOBRE A A CRIAÇÃO DE UMA MALHA INSIGNIFICANTE DE CICLOVIAS NAS GRANDES CIDADES E O TRÃNSITO LOUCO E A VIOLÊNCIA SEGUEM SENDO UTILIZADOS COMO ARGUMENTOS PARA JUSTIFICAR POR QUE EXEMPLOS INTERNACIONAIS NÃO PODEM SER REPLICADOS POR AQUI -APESAR DO EXEMPLO COLOMBIANO. MESMO COM O DESCASO DO PODER PÚBLICO, SÃO VENDIDAS CERCA DE 5 MILHÕES DE BICICLETAS POR ANO NO PAÍS. TERESINA (PI) É A CAPITAL BRASILEIRA COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS BICICLETAS NAS VIAGENS DIÁRIAS NA CIDADE: 11,8% DOS DESLOCAMENTOS SÃO FEITOS DE BIKE! NO RIO, CIDADE QUE CONTA COM A MAIOR REDE DE CICLOVIAS DO BRASIL (SÃO 140 KM IMPLANTADOS E 60 PROJETADOS), ESSE ÍNDICE NÃO PASSA DE 4% -E OLHA QUE AS CICLOVIAS JÁ FAZEM PARTE DA PAISAGEM CARIOCA HÁ 15 ANOS...
NUMA CIDADE PLANA COMO FORTALEZA, INCENTIVAR O USO DE BICICLETAS SERIA UMA SALUTAR ALTERNATIVA PARA O CAOS DO TRÂNSITO -SEMPRE LEMBRANDO QUE A BICICLETA É INDICADA PARA PERCURSOS DE ATÉ 7KM, O QUE EQUIVALE A, NO MÁXIMO, 30 MINUTOS DE VIAGEM, A UMA VELOCIDADE MÉDIA DE 15KM/H. PARA PERCURSOS MAIS LONGOS, A SINCRONIA COM O TRANSPORTE PÚBLICO FAZ-SE NECESSÁRIA. ADEQUAR AS IDÉIAS QUE JÁ DERAM CERTO EM OUTRAS CIDADES É A PARTE QUE CABE AO PODER PÚBLICO. À NÓS, CABE DIFUNDIR E INCENTIVAR A PRÁTICA. PEDALEMOS, POIS.
(FONTES: REVISTAS ALFA E VIDA SIMPLES)