sexta-feira, 22 de maio de 2009
sexta-feira, 15 de maio de 2009
PROJ LOJA: SWEET MIMOS & PRESENTES , CENTRO COML LEIRIA DE ANDRADE
CURVILÍNEA E ELEGANTE, A AMPLA VITRINE REVELA O INTERIOR DA LOJA. A IMPACTANTE COR CEREJA ATRAI O OLHAR E PERSONALIZA O AMBIENTE, SENDO CONTIDA PELO PILAR DE GRANITO PRETO QUE DELIMITA A ENTRADA. APOIADAS NA SUPERFÍCIE CURVA, AS PRATELEIRAS DE VIDRO FORMAM UM L, AMPLIANDO A ÁREA EXPOSITIVA E REALÇANDO A BOMBONIÈRE 'LOCOMOTIVA'.
O AMPLO BALCÃO DE ATENDIMENTO TAMBÉM APRESENTA UMA SUPERFÍCIE CURVA: A BASE EM RIPADO DE FREIJÓ, EM CONTRAPONTO AO TAMPO DE GRANITO. BANCOS EM AÇO COM PINTURA EPÓXI E ESTOFADOS PRETOS COMPLETAM O CONJUNTO.
UMA LOCOMOTIVA ESTILIZADA EM MADEIRA LAQUEADA EM CEREJA E BRANCO COM TUBOS DE ACRÍLICO COLORIDO DE DIFERENTES ALTURAS EMPRESTA DINAMISMO E LUDICIDADE Â PROPOSTA. PONTO FOCAL DA LOJA, A ESTRUTURA SE DESTACA PELA FORMA E PELOS MATERIAIS, CRIANDO UM CONTRASTE INTERESSANTE COM OS MATERIAIS PRESENTES NAS DEMAIS PEÇAS DE MOBILIÁRIO: FREIJÓ LINHEIRO, AÇO INOX ESCOVADO, GRANITO E VIDRO.
EXPOSITORES LATERAIS EM AÇO INOX ESCOVADO E VIDRO TRAZEM LEVEZA E FLUIDEZ A PROPOSTA. AS VITRINES LATERAIS QUE DÃO PARA O HALL DE ENTRADA DO CENTRO MÉDICO SÃO REVESTIDAS EM FREIJÓ LINHEIRO COM GAVETAS INFERIORES LAQUEADAS EM CEREJA.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA: BLOCOS DE VIDRO
NO PROJETO PARA A SALA DE CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE, A PAREDE CURVA VERMELHO-ALARANJADA QUE DOMINA O AMBIENTE RECEBEU RASGOS VERTICAIS PREENCHIDOS COM BLOCOS DE VIDRO QUE CAPTURAM A LUZ EXTERNA, NUM SUTIL EFEITO QUE VARIA AO LONGO DO DIA.
À NOITE, O EFEITO SE INVERTE, É A SUPERFÍCIE CURVA GANHA RASGOS RETROILUMINADOS QUANDO VISTA DO CORREDOR DO TÉRREO, JÁ QUE ELE DEFINE UM POÇO DE ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS DE PÉ-DIREITO QUADRÚPLO QUE FAZ A LIGAÇÃO ENTRE OS DOIS BLOCOS DA HOLDING EMPRESARIAL.
terça-feira, 12 de maio de 2009
sexta-feira, 8 de maio de 2009
ARTIGO: A PERCEPÇÃO DA COR NA ARQUITETURA
SEGUNDO PESQUISAS SOBRE A PERCEPÇÃO DA COR, FICOU COMPROVADO QUE AS CORES QUENTES, QUANDO APLICADAS SOBRE UMA SUPERFÍCIE, TRANSMITE A SENSAÇÃO DE PROXIMIDADE A QUEM AS OLHA. JÁ AS CORES FRIAS PRODUZEM A SENSAÇÃO DE DISTANCIAMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, DE ABERTURA DO ESPAÇO, TANTO MAIOR QUANTO MAIS CLARO FOR O TOM ESCOLHIDO.
UMA COMBINAÇÃO DE USO ENTRE TINTAS QUENTES E FRIAS PODE RESOLVER, AO MENOS VISUALMENTE, INÚMEROS PROBLEMAS DE PERCEPÇÃO ESPACIAL. UM AMBIENTE PEQUENO PODE TER A REDUÇÃO DO ESPAÇO ATENUADA COM O USO DE CORES CLARAS NAS PAREDES, EM CONTRASTE COM TONS MAIS ESCUROS NO TETO E NO PISO.
PARA UM TETO DEMASIADO ELEVADO, A SOLUÇÃO É PINTÁ-LO DE UMA COR QUENTE E ESCURA; ENQUANTO PARA UM TETO BAIXO A SOLUÇÃO SERIAM CORES CLARAS E FRIAS. JÁ UM AMBIENTE DESPROPORCIONAL, ESTREITO E COMPRIDO, POR EXEMPLO, PODE SER CORRIGIDO PINTANDO-SE AS PAREDES MENORES COM CORES QUENTES E AS MAIORES COM TONS FRIOS.
ALÉM DE CORRIGIR VISUALMENTE AMBIENTES, O USO ADEQUADO DAS CORES PODE VALORIZAR DETALHES ARQUITETÔNICOS COMO ÂNGULOS, COLUNAS, NICHOS, FACHADAS, ETC. POR TUDO ISSO, A COR DESEMPENHA UM IMPORTANTE PAPEL NA ARQUITETURA - UMA DAS MAIS ANTIGAS ARTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.