UMA REVISTA DIGITAL COM O REGISTRO DA PRODUÇÃO DO ARQUITETO ROBERTO WAGNER ARAÚJO, COM PROJETOS REALIZADOS NO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO -NOS SEGMENTOS COMERCIAL, CORPORATIVO, RESIDENCIAL E INSTITUCIONAL. ALÉM DE DICAS DE REVESTIMENTOS, DETALHES PROJETUAIS, LANÇAMENTOS, JOGOS DE CORES, SUSTENTABILIDADE...
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
PRANCHETA: SEDE HOLDING EMPRESARIAL / TERRAÇO, SÃO LUÍS (MA)
FRUTO DE UM DESEJO VISIONÁRIO DO EMPREENDEDOR, O TERRAÇO DA COBERTURA, SITUADO NO QUARTO PISO, ABRIGARIA O REFEITÓRIO DA HOLDING, SALA DE CONVIVÊNCIA E UM REDÁRIO. A LOGÍSTICA INCLUÍA O FORNECIMENTO DIÁRIO DO ALMOÇO, À CARGO DE UM FORNECEDOR TERCEIRIZADO. A IDEIA ERA EVITAR A PREPARAÇÃO NO LOCAL - E TODOS OS PROCEDIMENTOS QUE ISSO ACARRETA.
AO LONGO DA OBRA, CONTUDO, O REDÁRIO FOI SUPRIMIDO E, SOBRE A SALA DE CONVIVÊNCIA, FOI CRIADO UMA ESTAÇÃO DE RÁDIO, COM ESTÚDIOS DE ÁUDIO, ACESSADA POR MEIO DE UMA ESCADA METÁLICA EXCLUSIVA. E, ACIMA DELE, FOI INSTALADA A ANTENA TRANSMISSORA.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
PRANCHETA: SEDE HOLDING EMPRESARIAL / ANEXO, SÃO LUIS (MA)
PROJETO DE RETROFIT DE EDIFICAÇÃO EXISTENTE INACABADA PARA ABRIGAR SEDE DE HOLDING EMPRESARIAL EM SÃO LUÍS, MA. MAIS INFORMAÇÕES, VER POSTAGENS PROJ. CORPORATIVO (ABRIL E JUNHO/2009).
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
PROJ COZINHA: COPA DA NOITE COM CIRCULAÇÃO, CASACOR CEARÁ 2000
COM ÁREA TOTAL APROXIMADA DE 13 M2, A COPA DA NOITE COM CIRCULAÇÃO DESDOBRA-SE EM DOIS SUB-AMBIENTES DISTINTOS: O CORREDOR DE ACESSO E A PEQUENA COPA DE APOIO NOTURNA.
O USO NOTURNO FOI UMA CONDICIONANTE FUNDAMENTAL NA DEFINIÇÃO DO PARTIDO ADOTADO. COM UM PROGRAMA E ÁREA LIMITADOS, OPTOU-SE POR MATERIAIS E PEÇAS QUE TORNASSEM PRAZEROSOS OS MOMENTOS DE INSÔNIA.
O LONGO CORREDOR COM DEZ METROS DE EXTENSÃO RECEBEU, NA PAREDE INTERNA, PAINÉIS ACOLCHOADOS REVESTIDOS EM COURO ECOLÓGICO - UM MATERIAL QUE ALIA CONFORTO ACÚSTICO E TÁTIL À FACILIDADE DE MANUTENÇÃO. ESSAS MESMAS CARACTERÍSTICAS DEFINIRAM O USO DO PISO FLUTUANTE (DURAFLOOR). NO PADRÃO PÁTINA, ELE SE ADEQUOU PERFEITAMENTE AOS TONS PREDOMINANTES NO AMBIENTE, COMPONDO COM O REVESTIMENTO DA BANCADA DE REFEIÇÕES.
ESSA PAREDE INTERNA RECEBEU UM JOGO DE CINCO TELA SEQUENCIAIS DO ARTISTA PLÁSTICO CLAÚDIO CÉSAR, COM UMA TEMÁTICA QUE ENFATIZA O MOVIMENTO, O PASSAR DO TEMPO...
NA PAREDE OPOSTA, AS TRÊS PEQUENAS JANELAS ALTAS RECEBERAM MINI-CORTINAS DE PALHA DE SEDA, NUMA SOBREPOSIÇÃO À TEXTURA APLICADA NA PAREDE E NO TETO. UM NICHO, COM ILUMINAÇÃO PONTUAL, EXIBE ESCULTURAS DA ARTISTA PLÁSTICA SUIÇA IRMA CORECCO.
AO FINAL DO CORREDOR, A COPA DE APOIO NOTURNA É CONSTITUÍDA POR UMA BANCADA MULTIUSO EM L. PERPENDICULAR AO CORREDOR FICA A BANCADA DE REFEIÇÕES, COM TAMPO DE VIDRO FOSCO 15MM. EM FORMATO SEMICIRCULAR, ELE É ATENDIDA POR DOIS BANCOS DE MADEIRA VERGADA E PALHINHA. SOBRE ELA, UMA BELA ESCULTURA DE PAREDE EM RESINA AMARELA DE IRMA CORECCO.
ANEXA À ELA FICA A BANCADA DE TRABALHO EM MÁRMORE BOTICINO, COM CUBA DE AÇO INOX E COOKTOP CERÂMICO BOSCH. NESTE TRECHO, AS PAREDES SÃO RECOBERTAS COM PLACAS DE VIDRO FOSCO 12MM. TRÊS PRATELEIRAS NO MESMO MATERIAL FORNECEM ESPAÇO PARA OS EQUIPAMENTOS (MICROONDAS, MINI-SYSTEM) E ADORNOS. SOB A BANCADA, UM FRIGOBAR DE 12O LITROS E ARMÁRIOS PARA LOUÇAS, COPOS E TALHERES.
O TETO NESSE TRECHO DO AMBIENTE MERECEU UM TRATAMENTO DIFERENCIADO: OPTOU-SE POR UMA ABÓBADA ABATIDA EXECUTADA EM GÊSSO, RECURSO QUE EMPRESTA AMPLITUDE AO REDUZIDO ESPAÇO...
PROJETO EM PARCERIA COM A ARQTA. VALÉRIA SALDANHA.