sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PROJ COZINHA: ÁREA DE SERVIÇO APTO JOÃO CORDEIRO

PARTE INTEGRANTE DA COZINHA (VER PROJ COZINHA / JUN'15), A ÁREA DE SERVIÇO OCUPA UM CORREDOR À DIREITA DA PORTA DE ACESSO AO LIVING. RECEBEU, ASSIM, OS MESMOS ACABAMENTOS DO AMBIENTE PRINCIPAL.
O PISO EM PORCELANATO BIANCOGRÉS 63X63 BRANCO MATE EM PAGINAÇÃO DIAGONAL DÁ AMPLITUDE À ÁREA ESTREITA. AS PAREDES REVESTIDAS EM CERÂMICA INCEPA 30X60 BRANCO POLIDA COM PAGINAÇÃO VERTICAL TAMBÉM COLABORAM PARA ESSA PERCEPÇÃO - ALÉM DE REBATEREM A LUMINOSIDADE QUE ENTRA PELA JANELA SOBRE A BANCADA DA LAVANDERIA.
BANCADA ESSA QUE RECEBEU O MESMO TAMPO DE GRANITO PRETO USADO NA COZINHA. O TANQUE EM INOX EMBUTIDO E A ÁREA DE APOIO LATERAL ATENDEM A DEMANDA POR UM LOCAL ADEQUADO PARA O BANHO SEMANAL DO CACHORRO DA FAMÍLIA POR UM PROFISSIONAL DA PET SHOP QUE ATENDE À DOMICÍLIO. SOB ELA, CRIOU-SE UM ARMÁRIO SUSPENSO PARA ACOMODAR UTENSÍLIOS DE APOIO.
AO LADO, UM ARMÁRIO VERTICAL, REVESTIDO EM MDF PADRÃO LACCA AD BRANCO NEVE, GUARDA OS PRODUTOS E EQUIPAMENTOS DE LIMPEZA. COM CANTO CHANFRADO, ELE SE ADEQUADA PERFEITAMENTE AO EXÍGUO ESPAÇO. AO LADO DELE, RECOLHE-SE A PORTA CORREDIÇA QUE FECHA O QUARTO DE EMPREGADA QUE VIROU QUARTO DE COSTURA E ARTESANATO - HOBBIES DA PROPRIETÁRIA.
ACOMODADA NUM NICHO ENTRE PILAR E SHAFT, A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS GANHOU UM COMPACTO ARMÁRIO LATERAL PARA ACOMODAR OS PRODUTOS - SABÃO EM PÓ, AMACIANTE, ALVEJANTE, ETC., ACESSADOS POR GAVETA CORREDIÇA. ACIMA DELA, FOI CRIADO UM ARMÁRIO ELEVADO QUE FUNCIONA COMO DESPENSA PARA GUARDAR MANTIMENTOS...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

FENG SHUI: GUÁ DO TRABALHO

O GUÁ DO TRABALHO CORRESPONDE À PORTA DE ENTRADA - DA CASA OU DO AMBIENTE. E É O REFERENCIAL A PARTIR DO QUAL SE FAZ O DIAGNÓSTICO E A CONSEQUENTE APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO FENG SHUI.
O ELEMENTO REGENTE DESSE GUÁ É ÁGUA - O QUE IMPLICA EM PEÇAS-CHAVE COM REFERÊNCIAS AO MAR. AS FORMAS PREDOMINANTES SÃO IRREGULARES, AMEBÓIDES E AMORFAS - EM MATERIAIS QUE PRIMAM PELA TRANSPARÊNCIA, COMO VIDRO, CRISTAIS E ACRÍLICO, E TAMBÉM ESPELHOS. AS CORES QUE CARACTERIZAM O GUÁ DO TRABALHO SÃO O PRETO, O AZUL ESCURO E A FUSÃO BRANCO-E-PRETO.
NO LIVING DESTE APARTAMENTO O BRANCO E O AZUL SÃO AS CORES PREDOMINANTES. A MESA DE CENTRO COM TAMPO REDONDO DE VIDRO TEM BASE EM RESINA PRETA DE FORMATO IRREGULAR MARCADO PELA FLUIDEZ. O MESMO PODE-SE DIZER DO ABAJUR BRANCO. AS PEÇAS DE CRISTAL COM VEIOS AZULADOS E AS GRAVURAS COM DESENHOS AMEBÓIDES EM TONS DE VERDE-AZULADO COMPLEMENTAM A PROPOSTA.
NA SALA DE REUNIÕES DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE, A MESA COM TAMPO ELIPSOIDAL E BASE EM VIDRO JATEADO ESTÁ DISPOSTA DIAGONALMENTE NO AMBIENTE, DANDO FLUIDEZ A CIRCULAÇÃO. CADEIRAS GIRATÓRIAS PRETAS DE FORMATO AMEBÓIDE E UMA GRANDE TELA BRANCA COM SUTIL TEMÁTICA MARINHA FECHAM O PROJETO.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SUSTENTABILIDADE: ARGILA EXPANDIDA SOBRE LAJE GERA CONFORTO TÉRMICO

BASTANTE USADA COMO FORRAÇÃO DE ACABAMENTO EM PROJETOS DE PAISAGISMO, A ARGILA EXPANDIDA É UM EXCELENTE RECURSO CONTRA AS ALTAS TEMPERATURAS. O MATERIAL REDUZ A ABSORÇÃO SOLAR E PROPORCIONA CONFORTO TÉRMICO, DIMINUINDO EM ATÉ 5 GRAUS A TEMPERATURA INTERNA DAS EDIFICAÇÕES.
O USO É SUPER SIMPLES: A ARGILA EXPANDIDA PODE SER APLICADA SOBRE QUALQUER EDIFICAÇÃO, MESMO DEPOIS DA OBRA FINALIZADA. ELA É APLICADA SOLTA, SOBRE A LAJE DE COBERTURA (IMPERMEABILIZADA), SEM A NECESSIDADE DE MATERIAL EXTRA OU MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA.
UMA ALTERNATIVA PRÁTICA E BARATA QUE DISPENSA A MANUTENÇÃO QUE UM TETO VERDE DEMANDA. ECONOMIA QUE VAI SE REFLETIR NA CONTA DE ENERGIA, JÁ QUE A DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA INTERNA PERMITIRÁ A REDUÇÃO DO USO DO AR CONDICIONADO...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

JOGO DE CORES: BRANCO + ROSA + MARROM

OS ARMÁRIOS EXISTENTES E O PAPEL DE PAREDE TRAZIDO DE UM VIAGEM DEFINIRAM A PALETA DE CORES PARA O QUARTO DE UMA MENINA DE 5 ANOS. O MARROM DA MADEIRA REVESTE TAMBÉM O FUNDO DO PAINEL DE TV, QUE É EMOLDURADO POR UMA CAIXA COM BORDA CHANFRADA DE MDF LACCA BRANCO QUE EVOLUI PARA UM JOGO DE PRATELEIRAS NAS PAREDES JUNTO A JANELA DE CANTO. VER: PROJ QUARTO INFANTO-JUVENIL/ NOV'15.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

NEURÔNIOS: "18 GRAUS - RIO MODERNO, A HISTÓRIA DO PALÁCIO CAPANEMA"

"18 GRAUS: RIO MODERNO, A HISTÓRIA DO PALÁCIO CAPANEMA"(ED. LÍNGUA GERAL) É O ENVOLVENTE ROMANCE DE ESTRÉIA DO ARQUITETO E PESQUISADOR LAURO CAVALCANTI SOBRE A CONSTRUÇÃO DO ICÔNICO EDIFÍCIO, MARCO DO MODERNISMO QUE REVOLUCIONOU A CENA CARIOCA NOS ANOS 30 E 40.
O LIVRO DESENHA ENCONTROS FICTÍCIOS ENTRE NOMES QUE POVOARAM ESSA ÉPOCA EM UNIVERSOS DISTINTOS, COMO LÚCIO COSTA, MÁRIO DE ANDRADE, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, STEPHEN ZWEIG, MANUEL BANDEIRA, OSCAR NIEMEYER, JOSEPHINE BAKER, ORSON WELLES E LE CORBUSIER - QUE VEIO AO BRASIL À BORDO DE UM ZEPELLIN.
'18 GRAUS', POR SINAL, É A TEMPERATURA QUE O ARQUITETO FRANCO-SUIÇO, CONVIDADO PARA SER CONSULTOR DO PROJETO, ACHAVA IDEAL PARA TODOS OS QUADRANTES DA TERRA.
"FIZ, NA HISTÓRIA, UMA ANALOGIA EM UM CENÁRIO DOMINADO PELO EMBATE ENTRE INTEGRALISTAS DE DIREITA E INTELECTUAIS DE ESQUERDA. O RIO FERVILHAVA EM TODOS OS SENTIDOS, DA ARQUITETURA À LITERATURA E À POESIA. MISTUREI TUDO E TODOS E ACHO QUE DEU CERTO", ATESTA CAVALCANTI, QUE APÓS COMANDAR O MUSEU DO PAÇO IMPERIAL POR 20 ANOS, ESTÁ A FRENTE DO INSTITUTO CASA ROBERTO MARINHO - QUE TRANSFORMARÁ A MANSÃO DO COSME VELHO EM CENTRO CULTURAL EM 2017.
NOS PLANOS FUTUROS ESTÁ O LANÇAMENTO DE UMA NOVA OBRA DE FICÇÃO, PROVAVELMENTE PASSADA DURANTE A FASCINANTE CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA - UM TEMA REALMENTE INTERESSANTÍSSIMO, QUE JÁ NOS ENCHE DE EXPECTATIVA ...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

BOM DESENHO: BANCO GONZAGÃO

RODRIGO CALIXTO É UM DESIGNER CARIOCA QUE DESENVOLVE PEÇAS TIRANDO PARTIDO DA VARIEDADE E BELEZA DAS NOSSAS MADEIRAS NATIVAS. DESDE 2002, QUANDO FUNDOU OFICINA ETHOS, TRABALHA PEÇAS AUTORAIS OU SOB ENCOMENDA, PRIVILEGIANDO AS TÉCNICAS DE ENCAIXE E MARCHETARIA.
JUNTO DO SÓCIO GUILHERME SALAS, JÁ FORAM DESTAQUE NO PRÊMIO MCB E, APROVEITANDO O SUPORTE QUE O ESTADO DO RIO DÁ AO SEGMENTO, EXPUSERAM SUAS PEÇAS EM MILÃO.
O BELO BANCO GONZAGÃO É UM EXEMPLO DA PRODUÇÃO DA OFICINA. LINHAS SIMPLES COM DETALHES DIFERENCIADOS QUE ATESTAM O PRIMOROSO ACABAMENTO QUE CARACTERIZA O TRABALHO DA DUPLA. MAIS INFORMAÇÕES: wwww.oficinaethos.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

PROJ BANHEIRO: WC CASAL APTO JOÃO CORDEIRO

NO PROJETO DE RENOVAÇÃO DO BANHEIRO DA SUÍTE MASTER, O USO DE UM MIX DE PASTILHAS DE VIDRO (COLORTIL) NOS TONS DE BEGE, MARROM E VINHO TROUXE REQUINTE E BELEZA AO AMBIENTE.
SOBRE A BANCADA DE GRANITO PRETO FOI INSTALADA UMA CUBA QUADRADA DE SOBREPOR (ROCA) ENCOBRINDO A CUBA EMBUTIDA ORIGINAL. QUE, ALÉM DE ATUALIZAR O ESPAÇO, DEIXOU O USO MAIS ERGONOMICAMENTE CONFORTÁVEL. A TORNEIRA É O MODELO LINK, DA DECA.
JÁ SOB A BANCADA, FOI CRIADO UM NOVO ARMÁRIO SUSPENSO EM MDF NAVAL REVESTIDO EXTERNAMENTE EM LAMINADO PLÁSTICO PRETO BRILHANTE.
UMA FAIXA DE PASTILHAS RESGUARDA O NOVO ESPELHO QUE REVESTE TODA A PAREDE ACIMA DA BANCADA. NA LATERAL DIREITA, JUNTO AO BOXE, FOI PROJETADO UM JOGO DE PRATELEIRAS EM VIDRO PARA ACOMODAR ITENS DE PERFUMARIA E HIGIENE.
A PAREDE LATERAL ESQUERDA, QUE CONTÉM A PORTA DE ACESSO, FOI TOTALMENTE REVESTIDA COM PASTILHAS - QUE COBREM TAMBÉM OS BORDERS CERÂMICOS ORIGINAIS NAS DEMAIS PAREDES.
O PROJETO DE ILUMINAÇÃO PROPÔS UMA ARANDELA VERTICAL DE ACRÍLICO LEITOSO NA PAREDE LATERAL PASTILHADA, COMPLEMENTADA POR SPOTS COM DICRÓICAS DE LED NO TETO SOBRE A BANCADA PARA LUZ FOCADA E UM EMBUTIDO CIRCULAR DE LED 18W (STELLATECH) PARA LUZ GERAL.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MOBILIÁRIO: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS CADEIRAS / PARTE 3 1898-1929

1. A VIRADA DO SÉCULO CONTRAPÕE AS FORMAS CURVAS E ENTALHADAS DAS CADEIRAS DO ESTILO IMPÉRIO COM O ADVENTO DAS LINHAS INOVADORAS DE CHARLIE RENNIE MACKINTOSH (1868/1928).
2 E 3. CADEIRA ARGYLE. CRIADA EM 1897 PARA O SALÃO DE CHÁ DA ARGYLE STREET. ESTRUTURADA EM CARVALHO EBANIZADO, FOI A PRIMEIRA CADEIRA O TER ENCOSTO COMO ELEMENETO EMBLEMÁTICO E ICONOGRÁFICO. ASSENTO REVESTIDO COM TECIDO FEITO DE CRINA DE CAVALO.
4. EM 1900, MACKINTOSH CRIA A INGRAM HIGH, EM VERSÕES COM ENCOSTO ALTO E BAIXO. A INTENÇÃO ERA CRIAR UM TIPO DE HIERARQUIA EM TORNO DA MESA DE JANTAR. O ESTILO SIMÉTRICO E HELIOTRÓPICO REFLETE O O ESPÍRITO NEO-GÓTICO DO ARQUITETO ESCOCÊS.
5. A CADEIRA HILL HOUSE FOI CONCEBIDA PARA ADORNAR UM PROJETO DE MACKINTOSH. FEITA DE MADEIRA EBANIZADA, SEU ENCOSTO EM FORMA DE ESCADA SUBSTANCIALMENTE MAIS ELEVADO QUE O ASSENTO É O DIFERENCIAL. MACKINTOSH EMPREGOU PADRÕES DECORATIVOS EXISTENTES COMO ABSTRAÇÃO ORNAMENTAL.
6. WILLOW 1. FOI CONCEBIDA EM 1904 PARA O PISO TÉRREO DO WILLOW TEA ROOM, PARTICULARMENTE PARA FUNCIONAR COMO ASSENTO PARA O GERENTE. O BELO ENCOSTO CURVO DEFINE UM ESPAÇO EM MEIO AO ESPAÇO CIRCUNDANTE, IMPONDO UMA HIERARQUIA EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS CADEIRAS.
7 E 8. UM DOS NOMES MAIS SIGNIFICATIVOS DO MOVIMENTO 'DE STIJL', GERRIT RIETVELD (1888/1964), CRIOU EM 1918 A RED AND BLUE CHAIR. "LINHAS E PLANOS SÃO ARRANJADOS NUMA COMPOSIÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL, ATRAVÉS DA QUAL O ESPAÇO É FILTRADO LIVREMENTE, SEM SER CAPTURADO PELA FORMA. A COR, UMA CONTRIBUIÇÃO SUBSTANCIAL, ENFATIZA A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL, DESMATERIALIZANDO O OBJETO", ATESTA O ARQUITETO DESIGNER.
9, 10 E 11. CADEIRA VASSILY, 1925. CRIADA POR MARCEL BREUER, MEMBRO DA ICÔNICA BAUHAUS, É UM DOS PIONEIROS NO USO AÇO NIQUELADO NO DESIGN DE MOBILIÁRIO.
12 E 13. A CADEIRA B32 FOI CRIADA EM 1928 COM APENAS DUAS PERNAS EM AÇO CROMADO, COM ASSENTO E ENCOSTO EM PALHINHA ESTÃO EM BALANÇO.
14, 15 E 16. LINHA LC1, CRIADA EM 1928 POR LE CORBUSIER, INSPIRADA NAS CADEIRAS TIPO 'SAFÁRI' QUE USAVA EM SEUS INTERIORES: NO ENCOSTO RECLINÁVEL (QUE PROVÊ CONFORTO E SUPORTE EM DIFERENTES POSIÇÕES), NA FORMA CÚBICA E NA PRESENÇA DE TIRAS DE COURO.
17, 18 E 19. LINHA LC2, TAMBÉM CONCEBIDA EM 1928. COM A ESTRUTURA GEOMÉTRICA OBEDECENDO A MODULAÇÃO CORBUSIANA, QUATRO PEÇAS DE ESTOFADOS SÃO CONTIDAS PELA ARMAÇÃO DE AÇO CROMADO, CONSTITUINDO SUA PRÓPRIA ESTRUTURA.
20, 21, 22 E 23. LINHA LC3, DE 1928. O 'SOFÁ GRANDE CONFORTO' É UMA VARIAÇÃO DA LINHA LC2: O ASSENTO É FORMADO POR PEÇAS ESTOFADAS INTEIRAS, SEM ALMOFADAS SOLTAS.
24 E 25. LC4. TAMBÉM CONCEBIDA EM 1928 E LANÇADA NO SALON D'AUTOMNE DE 1929, A ICÔNICA CHAISE-LONGUE É CERTAMENTE A PEÇA MAIS CONHECIDA DO ARQUITETO FRANCÊS.
26, 27 E 28. 1929 FOI UM ANO MEMORÁVEL PARA O DESIGN MUNDIAL. ALÉM DOS LANÇAMENTOS DE LE CORBUSIER , A FEIRA MUNDIAL APRESENTOU AO MUNDO A POLTRONA BARCELONA, DE MIES VAN DER ROHE. COM ESTRUTURA DE AÇO CROMADO E ASSENTO DE COURO CAPITONÊ, FORA CONCEBIDA PARA ORNAR O BELÍSSIMO PAVILHÃO ALEMÃO.