sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OPINIÃO: CONTRA O ESTALEIRO, PELA PRAIA MANSA!

ENTRE AS JUSTIFICATIVAS ELENCANDAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ESTALEIRO NA PRAIA DO TITANZINHO ESTÁ A SUA INVISILIDADE PARA QUEM ESTEJA NA BEIRA-MAR OU NA PRAIA DO FUTURO. A QUESTÃO CENTRAL É EVITADA: O DESPERDÍCIO DO POTENCIAL TURÍSTICO DA PRAIA MANSA! COMO PODE UMA CIDADE QUE ALMEJA INCREMENTAR SEU FLUXO DE TURISTAS DILAPIDAR ASSIM TAL PRECIOSIDADE GEOGRÁFICA CRIADA QUANDO DA EXECUÇÃO DO PORTO DO MUCURIPE?

ALGUNS ANOS ATRÁS, O CDL PROMOVEU UM CONCURSO QUE OBJETIVAVA CRIAR UM REFERENCIAL ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICO PARA A CIDADE -EXATAMENTE NA PRAIA MANSA. O PROJETO VENCEDOR, DO ESCRITÓRIO NASSER HISSA, TORNAVA EXPLÍCITO O ENORME POTENCIAL DA ÁREA. INSTALAR ALI AO LADO UM ESTALEIRO ME PARECE UM TIRO NO PÉ...

OUTRO AGRAVANTE DA PROPOSTA É DESCONSIDERAR A FUTURA TRANSFERÊNCIA DO PARQUE DE TANCAGEM DA PETROBRÁS PARA O PECÉM, LIBERANDO UM ÁREA FANTÁSTICA PARA REURBANIZAÇÃO. A CONVERSÃO DO PORTO DO MUCURIPE EM UM TERMINAL TURÍSTICO DE PADRÃO INTERNACIONAL SÓ REFORÇA ESSA IDÉIA DE REQUALIFICAÇÃO DAQUELA REGIÃO -ENGLOBANDO O FAROL VELHO E, SIM, A PRAIA DO TITANZINHO , SEUS SURFISTAS E OS SUB-UTILIZADOS QUEBRA-MARES QUE PONTUAM EM NOSSO LITORAL.



JOGO DE CORES: AZUL + MAUVE + BRANCO

JOGO DE VOLUMES VALORIZOU PROJETO PARA AMPLIAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL SITUADO EM LOTE TÍPICO DA ZONA CENTRAL DA CIDADE -MEROS 6M DE LARGURA! O JOGO DE CORES PROPOSTO REFORÇOU A PERCEPÇÃO DO PARTIDO ARQUITETÔNICO ADOTADO E DEU PERSONALIDADE À MORADA, DESTACANDO-A NO ENTORNO. O CUBO TÉRREO, QUE ABRIGA A GARAGEM E A ENTRADA, RECEBEU UM TOM DISTINTO DE AZUL. EM CONTRAPONTO, O SOBRADO GANHOU PAREDES EXTERNAS NO TOM MAUVE -UM TOM DE UVA ESMAECIDO. O BRANCO DAS ESQUADRIAS COMPLEMENTA E VALORIZA O CONJUNTO.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PROJ RESIDENCIAL: APTO. VICENTE LINHARES



























































































O PROJETO CARACTERIZA-SE PELO USO DA COR NA PERSONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS. O LIVING EM L GANHOU TONS CLAROS, FAVORECENDO A LUMINOSIDADE -A PAREDE PRINCIPALRECEBEU UM ACABAMENTO TEXTURIZADO QUE, JUNTO À COR METAMÓRFICA (SUVINIL B139) EM TONS DE AMARELO-ESVERDEADO, ORIGINA BELOS EFEITOS COM A VARIAÇÃO DA LUZ AO LONGO DO DIA. ESSA PAREDE ABRIGA UMA ESTANTE DE WENGÉ COM PRATELEIRAS EM VIDRO. UM SOFÁ EM CHENILLE (ARTE FINA), POLTRONAS DE AÇO E RECOURO (TOK & STOK), MESAS LATERIAS DE APOIO REDONDAS, PAINÉIS DE TELA SOLAR, TOCHEIRO E TELA CIRCULAR DE AUTORIA DO ARQUITETO COMPÕEM O ESTAR. A MESA DE JANTAR EXISTENTE FOI RENOVADA E TEVE O TAMPO DE VIDRO JATEADO, VALORIZANDO AS CADEIRAS DE ESPALDAR ALTO.
A SUÍTE DO FILHO RECEBEU UM TOM DE ANIL (CORAL 8039) QUE, ALIADO AO MOBILIÁRIO EM MADEIRA FREIJÓ E O CANTO DE LEITURA COM CHAISE-LONGUE CHARLES EAMES, GARANTE O VISUAL MASCULINO DO AMBIENTE.
NO PEQUENO QUARTO DA NETA, O MOBILIÁRIO PERIFÉRICO EM MDF COM ACABAMENTO GOFRATO BRANCO CONTRASTA COM O TOM AZUL (SUVINIL D070) DAS PAREDES, ORGANIZA AS FUNÇÕES E LIBERA ESPAÇO PARA A CIRCULAÇÃO. A BANCADA CHANFRADA É ATENDIDA POR POLTRONA COM RODÍZIOS (PROGRAMA) E CONECTA-SE À ESTANTE LATERAL. O GUARDA-ROUPA TEM SAPATEIRAS NA PARTE INFERIOR E CABIDEIROS DUPLOS PARA AUMENTAR A CAPACIDADE. A PORTA DE CORRER, JUNTO Á CAMA COM ENCOSTO ESTOFADO, RECEBEU UMA FOTO TRABALHADA DA DONA DO QUARTO.











ENERGIA RENOVÁVEL: TELHAS FOTOVOLTAÍCAS





UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS TRADICIONAIS PAINÉIS DE CÉLULAS FOTOVOLTAÍCAS, O SOLÉ POWER TILE, DA EMPRESA AMERICANA SRS ENREGY (www.srsenergy.com), É UMA PELÍCULA REFORÇADA DE POLÍMEROS PARA APLICAÇÃO EM COBERTAS DE TELHA CERÂMICAS ,A CÉLULA SOLAR FLEXÍVEL ADAPTA-SE AO RELEVO DO TELHADO, ALIANDO ESTÉTICA E PERFORMANCE COMPATÍVEL COM OS PAINÉIS DE VIDRO USUAIS.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PINTURA: MIMETIZAÇÃO PORTA/PAREDE


UMA SOLUÇÃO PRÁTICA E ECONÔMICA PARA AMPLIAR VISUALMENTE UM AMBIENTE É DISFARÇAR A PORTA SECUNDÁRIA -A DE ACESSO AO BANHEIRO, COMO NESTE CASO-,COM A MESMA PINTURA DAS PAREDES.

BOM DESENHO: PRÊMIO MCB 2009.



GANHADORES DA CATEGORIA MOBILIÁRIO DO PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA 2009:
1o. LUGAR: POLTRONA BAMBU 5, CADEIRA LAPA E MESA DEMOISELLE, DE PAULO ROBERTO CESCHIN PARA A ORÉ BRASIL. "O CONJUNTO DA OBRA REFLETE RIGOR, TANTO NO DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA LAMINAÇÃO DO BAMBU, QUANTO NA SUA EXPLORAÇÃO NO UNIVERSO DO MOBILIÁRIO, PERMITINDO -POR ANALOGIA- O RESGATE DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS ORIUNDAS DO AMPLO UNIVERSO DO MÓVEL EM MADEIRA LAMINADA (CADEIRAS), BEM COMO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS (MESA)"
2o. LUGAR:POCOTÓ, DE ZANINI DE ZANINE PARA COMPONENTI LTDA.
"DA ASSOCIAÇÃO ENTRE RIGOR COMPOSITIVO E SENSO DE HUMOR RESULTA UMA ABORDAGEM POUCO FIGURATIVA DO CLÁSSICO CAVALINHO, QUE ABRE AMPLAS POSSIBLIDADES DE APROPRIAÇÃO E INTERVENÇÃO POR PARTE DO PÚBLICO INFANTIL."

ENTRE ASPAS: JOÃO FILGUEIRAS LIMA

O PROJETO IDEAL RESPEITA A NATUREZA E LEVA EM CONTA A TOPOGRAFIA, A VEGETAÇÃO E A VISTA -ELEMENTOS QUE FAZEM O SER HUMANO SE IDENTIFICAR COM O PLANETA E SENTIR-SE PARTE DELE"
ARQTO. JOÃO FILGUEIRAS LIMA (LELÉ)